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Quais exercícios são bons para esporão calcâneo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Esporão calcâneo ocorre quando os ligamentos do pé ficam esticados demais e começam a se afastar do osso do calcanhar, de forma que pequenos ossos se projetam para os ligamentos restantes, causando inflamação e ruptura dos ligamentos. Isso pode ser muito doloroso e deve ser tratado para não piorar. A condição pode ser tratada com exercícios e calçados adequados.

Exercícios para esporão calcâneo (Pixland/Pixland/Getty Images)

Causas

Esporão de calcanhar pode ser causado por várias coisas. Usar os sapatos errados quando for fazer exercício pode levar o peso para o seu pé sendo distribuído de forma incorreta e podendo causar esporão de calcanhar. Exercícios intensos, repetitivos e que colocam pressão sobre determinadas áreas do pé podem levar a essa condição dolorosa. Outras causas são obesidade e articulações fracas ou músculos nas pernas.

Exercícios de alongamento

Exercícios de alongamento podem ajudar o esporão de calcanhar. Fique de frente para uma parede e incline-se para a frente, colocando as mãos na mesma. Com um pé na frente do outro, dobre a perna da frente e mantenha a perna de trás em linha reta com o calcanhar totalmente no chão. Segure por dez segundos e alterne as pernas. Repita 20 vezes em cada calcanhar. Você deve alongar antes de sair da cama pela manhã, para combater o esporão de calcanhar. Para fazer isso mantenha uma toalha perto da cama todas as manhãs e estique os pés para fora à sua frente. Enrole a toalha ao redor da bola do pé e, sem dobrar o joelho, puxe a toalha em sua direção por ambas as extremidades para esticar o pé. Mantenha por dez segundos e repita até dez vezes em cada pé.

Treinamento multidiciplinar

Outra forma de combater o esporão de calcanhar é cruzar fazendo treinamento multidisciplinar. Porque esporão de calcanhar pode ser causada por exercícios repetidos, misture as coisas. Se você normalmente corre na esteira, tente a bicicleta fixa ou altere a inclinação da sua rotina de esteira. Ambas as opções permitem que você coloque pressão de diferentes partes do seu pé. A natação é também um excelente exercício para esporão de calcanhar. Por voltas de natação, você não está colocando pressão sobre seu pé e pelo simples movimento de chutar através da água, você está, na verdade, esticando os pés usando a água como resistência.

O calçado adequado

Muitas vezes, o esporão de calcanhar é causado pelo uso do calçado errado ou pela não substituição de sapatos quando eles se desgastam. Além disso, certifique-se de usar o calçado adequado, com o ajuste certo, para qualquer tarefa que você está fazendo: exercício ou trabalho.

Dicas adicionais

Além disso, você pode se exercitar com esporão de calcanhar até um certo ponto. Se você já tentou de tudo e ainda está sentindo dor depois de um mês, você pode precisar de ver um ortopedista. Também pode ser uma boa ideia, se a dor ficar muito intensa, parar de se exercitar durante algumas semanas e dar aos seus calcanhares tempo para recuperar-se.

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