Conhecimento

Quais foram as invenções criadas durante o imperialismo?

Escrito por christopher harrison | Traduzido por pina bastos
Quais foram as invenções criadas durante o imperialismo?

A metralhadora foi uma invenção imperialista muito importante

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O período do Imperialismo ocorreu aproximadamente entre 1870 e 1915. O Imperialismo permitiu a concentração de poder de um modo nunca antes imaginado antes de seu início. Com esse poder sem limites veio a capacidade de produção em massa e a necessidade de inovação para mantê-la. O exército influenciou diretamente, assim como hoje em dia, as invenções produzidas, uma vez que precisava de diversas ferramentas para suas operações.

Outras pessoas estão lendo

Linha de montagem

Henry Ford é o nome mais conhecido a contribuir com o processo de linha de montagem, mas como acontece com a maioria das invenções, ele não foi o primeiro. Foi Ransom E. Olds, da companhia Oldsmobile, quem criou a primeira linha de montagem em 1901. A produção aumentou de 425 carros em 1901, para 2.500 carros em 1902. Ainda assim, não era rápido o suficiente para competir com a inovação de Ford, as esteiras rolantes. Um único Modelo T, que antes podia levar um dia para ser feito usando-se os métodos tradicionais, passou então a ser criado em 90 minutos.

Metralhadora Gatling

Jordan Gatling criou a metralhadora Gatlin (Gatlin Gun) em 1861, mas esta só foi aperfeiçoada por volta de 1880. Sua natureza desajeitada e poder destrutivo devastador resultaram no uso limitado desta arma durante a Guerra Civil. Um gatilho operado com a mão controlava a liberação contínua de munição de cartuchos de latão em seis canos. A Gatling mudou a própria guerra. As baixas foram tantas que a tecnologia militar continua sendo aplicada para se fazer os avanços tecnológicos necessários com base nas primeiras versões dessas metralhadoras.

Partes intercambiáveis

Muito antes de Eli Whitney apresentar os fuzis com partes intercambiáveis ao Congresso durante o Imperialismo, os militares franceses estavam fazendo dez mil mosquetes por ano. Durante o imperialismo, Marc Brunel criou maquinário que produzia em massa roldanas usadas pela Marinha, aumentando em muito a produtividade. Eli Terry usou partes intercambiáveis para manufaturar por ano 12 mil relógios (mantel) de madeira, usados em lareiras. Henry Ford acabou utilizando partes intercambiáveis para automatizar ainda mais a produção de seus automóveis.

Fuzis carregados pela culatra

O fuzil Ferguson foi o primeiro a ser carregado pela culatra na história. Foi inventado pelo major Patrick Ferguson, do Exército britânico. A culatra é a área do fuzil que pode ser carregada com pólvora e uma bala. Uma simples alça opera seu fechamento e abertura. Esta inovação possibilitou uma eficiência muito maior em comparação aos fuzis de ar comprimido. No entanto, não era prática no campo de batalha até a invenção do cartucho metálico em meados de 1800. Apenas cem fuzis Ferguson foram produzidos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media