Quais são as funções das amígdalas?

Escrito por natasha gilani | Traduzido por lara scheffer
Quais são as funções das amígdalas?
As funções das amígdalas no corpo humano (human body image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

As amígdalas fazem parte do sistema linfático e protegem o corpo de germes e outras substâncias nocivas. Elas ficam em um local estratégico, logo atrás da boca e do nariz, e formam a primeira estação de defesa contra todos os poluentes ingeridos e inalados. Esses pedaços soltos de tecido localizados em ambos os lados da garganta são chamadas de amígdalas palatinas. Aquelas que ficam dentro da garganta, próximas à abertura posterior da cavidade nasal, são as adenoides ou faríngeas. O par de estruturas que ficam na base da língua são chamadas de amígdalas linguais.

Fornecer imunidade

As amígdalas servem para capturar bactérias e antígenos e permitir que o corpo produza anticorpos contra eles. De acordo com o artigo "Immunity in Health: The Function of the Tonsils and other Sub-epithelial Lymphatic Glands in the Bodily Economy" ("Imunidade na Saúde: A função das amígdalas e outras glândulas linfáticas subepiteliais na economia corporal", em tradução livre), a principal função das amígdalas é fornecer imunidade local. Elas capturam vírus, bactérias e outros contaminantes infecciosos e os prendem até que o sistema imunológico possa combatê-los.

Processar fluidos linfáticos

As amígdalas processam o fluido linfático — ou linfa — junto dos outros tecidos linfoides. Esse fluido circula pelos tecidos do sistema linfático, que trabalha para remover o líquido intersticial dos tecidos e órgãos adjacentes, absorver ácidos graxos e transportá-los para o sistema circulatório, e para transportar as células imunes para e a partir dos linfonodos. A linfa contém gorduras, proteínas e linfócitos, que são um tipo de glóbulos brancos. Eles possuem um papel muito importante em filtrar e destruir os germes e as toxinas.

Produzir anticorpos

As amígdalas produzem anticorpos que neutralizam as infecções respiratórias que adentram o corpo através da boca, garganta ou nariz, como pneumonia, bronquite, infecções de ouvido, laringite, sinusite e rinite. Os anticorpos, ou imunoglobulinas, são proteínas encontradas no sangue e em outros fluidos corporais. Eles são produzidos por vários componentes do sistema imunológico do corpo e fornecem proteção contra substâncias químicas, vírus, parasitas, fungos e bactérias. Segundo um artigo publicado pelo Immunology Program, da Fundação de Pesquisas Médicas de Oklahoma, as células B das amígdalas, um tipo de célula das amígdalas palatinas, amadurecem até produzirem cinco classes de anticorpos. Elas produzem células específicas contra staphylococcus aureus, haemophilus influenzae, streptococcus pneumoniae, poliovírus e a toxina da difteria.