Quais são os perigos de bebês brincarem com celulares?

Escrito por kristina seleshanko | Traduzido por juliano burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de bebês brincarem com celulares?
Perigos do celular para bebês (www.sxc.hu)

Como qualquer pai pode lhe dizer, celulares são como um ímã para bebês e crianças pequenas. Use o seu celular perto de bebês, e eles certamente vão tentar pegá-lo. Alguns aplicativos de celular ainda incentivam aos pais usarem o celular como brinquedos, tais como chocalhos para bebês, ruídos relaxantes e atividades para aprender o alfabeto. Mas usar um celular como brinquedo é seguro?

Outras pessoas estão lendo

Perigos radioativos

Embora a ciência ainda não seja forte o suficiente para proibir, muitos estudos indicam que a radiação de aparelhos de celulares e suas antenas podem causar tumores no cérebro, danos genéticos, leucemia,dores de cabeça, ansiedade, depressão, problemas de atenção e distúrbios no sono. As crianças são consideradas mais propensas a danos devido ao uso de telefone celular, porque eles têm crânios mais finos. É importante observar que esses estudos analisaram os seres humanos que usaram telefones celulares para ligações telefônicas em uma base regular.

Os níveis de radiação são seguros?

Por outro lado, muitos outros estudos indicam que a radiação provida de celulares é perfeitamente segura. Especialistas em tecnologia de telefonia celular, como o professor de engenharia elétrica e informática da Universidade do Estado de Kansas e presidente da Comissão do Homem e Radiação (COMAR) para o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, Ruth Douglas-Miller, frequentemente discutem: "Fornos de micro-ondas foram recebidos com medo quando introduzidos, mas eles não são perigosos. Nenhum diagnóstico de câncer foi causado por fornos de micro-ondas, e não há nenhuma radiação mensurável deles. Celulares operam em uma frequência semelhante dos micro-ondas, portanto não há nenhuma preocupação de saúde com o uso de celulares também". Douglas-Miller diz que os micro-ondas realmente esquentam, enquanto que os celulares não liberam energia suficiente para tal.

Riscos de asfixia

Mesmo se você opta por não deixar seu bebê ou criança usar um celular para brincar com aplicativos ou fazer ligações, talvez você ainda deixe ele brincar com o aparelho desligado. Muitos bebês adoram mastigar celulares; a parte de borracha causa uma sensação boa enquanto eles mastigam. Outros adoram abrir e fechar o celular ou ficar apertando os botões. Será que isso é seguro? Provavelmente não. Celulares são feitos de partes pequenas, e enquanto parece não ser possível que seu bebê consiga quebrar essas pequenas partes, não se engane, é possível.

Perigos do bisfenol A (BPA)

Outro problema é que quase todos os plásticos duros, como os que compõem um celular, têm uma substância química chamada de bisfenol A (BPA). Em estudos animais, o BPA parece levar a um mal desenvolvimento do cérebro, certos tipos de câncer e puberdade precoce em fêmeas.

Ou será o BPA seguro?

Sobre o tema do potencial dano provido da radiação do celular, não há uma ciência clara sobre o BPA. A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) afirma que o BPA é seguro e ressalta que a química tem sido usado por mais de 50 anos. Porém, nenhum teste de BPA foi conduzido em humanos, e muitos cientistas acreditam que estudos anteriores com animais foram inconclusivos.

Tome precauções

Enquanto a ciência não pode dizer com certeza se os celulares são perigosos para bebês, a maioria dos pais optam por tomar precauções. Particularmente, se o seu bebê ou criança pequena gosta de pôr coisas dentro da boca, deixá-los brincar com um celular, provavelmente, não é uma boa ideia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível