on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais os perigos de recarregar pilhas alcalinas?

Atualizado em 17 abril, 2017

A maioria das pilhas, incluindo as de níquel-hidreto metálico -- NiMH -- e de níquel-cádmio, ou as de NiCd, contém células carregadas e descarregadas, gel e pó branco como combustível para as reações químicas internas que as abastecem. No entanto, as pilhas alcalinas também possuem um excesso de produtos químicos que absorvem os resíduos resultantes dessas reações internas, o que impede a toxicidade e a inutilização das células da pilha. Estes produtos químicos em excesso explicam por que as pilhas alcalinas duram tanto, e por que carregá-las pode ser perigoso.

O excesso de produtos químicos em pilhas alcalinas contribui para a sua maior durabilidade, mas também pode tornar perigoso o seu carregamento (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Carregamento inapropriado

Enquanto estão em repouso no carregador, as pilhas recarregáveis ​​revertem as suas reações químicas, a fim de restaurar a sua composição química inicial. Tentar fazer isso com pilhas não-recarregáveis que contenham produtos químicos inadequados para esse processo -- como um ácido tóxico chamado hidróxido de potássio -- pode causar uma pressão interna na célula da pilha e levar a um vazamento ou a uma explosão perigosa. Isso ocorre devido às correntes elétricas de administração do carregador que excedem os valores de segurança para os produtos químicos adicionais contidos nas células das pilhas alcalinas; isso continua até que a pilha fique completamente danificada, inútil e possivelmente perigosa.

Loading...

Contato da pele com vazamentos da pilha

Se os produtos químicos entrarem em contato com a pele ou os olhos, podem ocorrer queimaduras ou danos graves. Você pode usar uma mistura de água, vinagre e suco de limão para limpar os produtos químicos que vazaram ou explodiram para minimizar as chances de contato com a pele ao manusear uma bateria com vazamento. No entanto, se uma pilha alcalina é rotulada como não-recarregável, o melhor é prestar atenção ao rótulo, mesmo que você possua um carregador para baterias alcalinas.

Carregamento apropriado

Se uma pilha alcalina é rotulada como recarregável, então é importante usar apenas um carregador feito especificamente para pilhas alcalinas, e nunca um destinado a um carregador de pilhas de NiMH ou NiCd. Note que alguns carregadores de pilhas alcalinas são feitos para carregar todos os três tipos, mas nenhum carregador de bateria padrão é apropriado para pilhas alcalinas.

Dicas de carregamento para pilhas alcalinas

Para carregar com segurança qualquer pilha, você deve verificar sinais de vazamento, antes de conectá-las ao carregador.

Ao contrário das pilhas de NiMH ou NiCd, para tirar o máximo proveito da vida de uma pilha alcalina recarregável, você deve recarregá-la antes que ela perca toda a sua potência -- ou seja, assim que o dispositivo começar a mostrar sinais de diminuição de energia, como escurecimento ou desaceleração. Esta medida faz com que seja possível recarregar as pilhas alcalinas apropriadas dezenas de vezes, portanto é aconselhável deixar um conjunto extra de baterias à mão para alternar; enquanto um conjunto está recarregando, o outro está em uso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...