×
Loading ...

Quais são as principais características de um teclado ergonômico ?

Atualizado em 20 julho, 2017

A importância do design ergonômico em computadores tornou-se evidente em meados da década de 90. Os usuários frequentes de computadores começaram a se queixar de dores e, eventualmente, acabaram sofrendo da síndrome do túnel carpal e de outras doenças articulares e musculares. Em resposta, vários fabricantes de periféricos passaram a produzir teclados ergonômicos QWERTY, com elementos de design que incentivam o alinhamento correto do pulso com o braço e a redução da tensão articular.

Os pulsos são muitas vezes dobrados durante a digitação, o que pode prejudicar as articulações de punhos e mãos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Teclas articuladas

A característica mais notável dos teclados ergonômicos é a presença das teclas articuladas, que costumam dividir o teclado em duas partes, entre as teclas G e H. Ao invés de formar uma linha reta de teclas ao longo de uma fileira, essas partes formam um "V" invertido. Os fabricantes afirmam que tal alinhamento reduz a tensão muscular e das articulações, podendo otimizar a velocidade de digitação. No entanto, nem todos os teclados ergonômicos apresentam esse alinhamento.

Loading...

Teclas curvadas

As formas mais recentes de design para os teclados ergonômicos englobam fileiras curvadas de teclas tomando a forma de um sorriso. Alguns desses designs também são articulados na forma de "V" invertido; outros mantêm as teclas ao longo de uma única fileira. Nesses teclados, raramente as teclas são apresentadas como quadrados perfeitos, como nos computadores antigos, e ainda vêm instaladas em muitos teclados portáteis.

Elevação

Além de desencorajar a pronação do pulso que ocorre ao se digitar em teclas dispostas em fileiras retas, os teclados ergonômicos também são projetados para reduzir a elevação das mãos. Alguns até apresentam as teclas em declive, nas quais os usuários repousam o pulso sobre um apoio onde os dedos descem em direção às teclas. Esse design incentiva os usuários a manter a parte superior das mãos alinhada com os braços reduzindo a tensão muscular e articular.

Pressão nas teclas

A pressão com a qual os usuários apertam as teclas e o retorno dado também são fatores importantes no design dos teclados. Os teclados mais antigos necessitavam de uma pressão significativa para acionar as teclas. Os teclados mais novos são sofisticados e respondem a um simples toque. Alguns teclados ergonômicos possuem teclados sensíveis ao toque em que as teclas não são pressionadas. Esses modelos objetivam reduzir a tensão sobre os músculos dos dedos e braços.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...