Quais rochas podem conter o minério de galena?

Escrito por angie chipera | Traduzido por daniela almeida
Quais rochas podem conter o minério de galena?
A galena é frequentemente encontrada em rochas metamorfoseadas, como em cordilheiras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O mineral galena, também conhecido como sulfureto de chumbo, se encaixa na classificação de sulfureto. Os elementos chumbo e enxofre se combinam quimicamente para formar a galena. É comumente associada com outros sulfuretos de metais, tais como esfarelita (sulfureto de zinco) e marcassite (sulfureto de ferro) em rochas alteradas. Ela pode ser encontrada em vários ambientes de rocha diferentes.

Rochas metamórficas

Rochas sofrem metamorfose quando são alteradas as condições físicas, tais como a adição de calor e pressão. Se fluidos quimicamente ativos, tais como magma, estão presentes, eles contribuem com elementos no ambiente que não estavam lá originalmente. A formação mais comum de galena ocorre em rochas metamórficas, onde se encontra a pirita (sulfeto de ferro) e calcopirita (sulfeto de ferro-cobre).

Alteração hidrotermal

A alteração hidrotermal acontece quando as rochas sedimentares e vulcânicas são alteradas pela introdução de água e calor. O calor geralmente vem de câmaras magmáticas subterrâneas, quando a fonte de água é a água subterrânea. A água passa por sistemas de fraturas, deixando para trás os minerais que se combinam em novas formações rochosas. A galena se desenvolve nas fraturas com quartzo, bornite (sulfato de ferro-cobre) e esfalerita.

Depósitos em veias superficiais

A galena forma cristais em veias superficiais de minérios. Se apresenta com prata, outros sulfetos e outros minerais, como quartzo, dolomita (carbonato de cálcio e magnésio), fluorita (fluoreto de cálcio), calcita (carbonato de cálcio) e barita (sulfato de bário).

Propagação

Minerais que podem ter sido propagados ao longo de uma rocha aparecem em pequenos cristais espalhados por toda a rocha. A galena pode ser encontrada em depósitos hidrotermais.

Rochas ígneas e sedimentares

As rochas ígneas se formam a partir derretimento (magma), enquanto que as rochas sedimentares resultam da deposição de sedimentos em lagos e leitos. A galena encontrada nestes tipos de rochas está associada com os mesmos sais minerais dos outros ambientes.