Quais são os seis estilos de nado na natação?

Escrito por jeanne donnelly | Traduzido por amanda goulart weber
Quais são os seis estilos de nado na natação?
Pratique seis nados diferentes para fazer um bom treino de natação (Swimming image by Stana from Fotolia.com)

A natação é um exercício excelente que trabalha todos os músculos do corpo. Esteja você nadando apenas por diversão ou para competição, variar seus estilos de nado fará com que você use músculos diferentes, o que lhe fará um nadador mais forte. Para isso, você pode também ficar atento à sua rotina e praticar pelo menos três vezes por semana. Nunca nade sozinho e nunca vá além do seu limite.

Nado borboleta

O nado borboleta é um dos mais rápidos de todos. Perdendo apenas para o nado Crawl, exige uma grande força da parte superior do corpo. Para executá-lo, comece com o rosto virado para baixo na água. Lance seus braços por trás, para fora e para cima, fazendo um círculo. Seus braços devem voltar para a água pela frente, ao mesmo tempo que você levanta a cabeça para tomar fôlego. Para impulsioná-lo, você fará um chute de golfinho. Comece com as pernas juntas e os pés esticados. Fazendo força desde o quadril, as pernas subirão com os joelhos ligeiramente flexionados e, em seguida, voltarão para a água para impulsioná-lo.

Nado crawl

O crawl é o mais básico dos nados. Alternando os braços, tire-os por trás e coloque-os de volta na água pela frente, para empurrá-la para trás e impulsionar seu corpo para a frente. As pernas fazem movimentos de chutes, opostamente aos braços. Sua cabeça vira de lado para tomar fôlego quando o braço do mesmo lado estiver levantado. O crawl é o melhor nado para um ritmo acelerado.

Nado de costas

O nado de costas é realizado deitando-se de costas, com o rosto para cima. Alternadamente, os braços são levados para cima pela frente, fazendo um arco sobre sua cabeça, e sua mão entrará na água pelo lado do dedo mindinho, mergulhando do seu lado enquanto você rotaciona o ombro. Bata as penas para ajudar a equilibrar seu corpo na água.

Nado lateral

Para o nado lateral, comece deitado de lado com seu braço inferior estendido sob a cabeça e seu braço superior apoiado na lateral do corpo. Mergulhe o braço inferior na água, enquanto o superior impulsiona seu corpo para frente, empurrando-a. Suas mãos movimentam-se alternadamente. Com as pernas, faça um movimento como o de uma tesoura para ajudar a impulsionar o seu corpo para a frente.

Nado peito

Para o nado peito, você deve começar deitado de bruços. Traga suas mãos e pés em direção ao eixo do seu corpo, em movimentos circulares, mantendo os joelhos juntos. Estenda os braços acima da cabeça e neste momento, você será impulsionado. Carregue suas mãos por fora, ainda fazendo movimentos circulares e depois de volta para o eixo do corpo, em direção ao peito. Assim que suas mãos passarem sua cabeça, aproveite para erguê-las e tomar fôlego. Com as pernas, faça movimentos como os de um sapo para impulsioná-lo.

Nado cachorrinho

O nado cachorrinho é o estilo de nado mais fácil, e até mesmo os nadadores mais amadores podem executá-lo. Com sua cabeça erguida, mantenha as mãos à frente do corpo em formato de concha, impulsionando a água. Bata as pernas em sincronia com as mãos.

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