Quais são os seis estilos de nado na natação?

Escrito por jeanne donnelly | Traduzido por amanda goulart weber
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Quais são os seis estilos de nado na natação?
Pratique seis nados diferentes para fazer um bom treino de natação (Swimming image by Stana from Fotolia.com)

A natação é um exercício excelente que trabalha todos os músculos do corpo. Esteja você nadando apenas por diversão ou para competição, variar seus estilos de nado fará com que você use músculos diferentes, o que lhe fará um nadador mais forte. Para isso, você pode também ficar atento à sua rotina e praticar pelo menos três vezes por semana. Nunca nade sozinho e nunca vá além do seu limite.

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Nado borboleta

O nado borboleta é um dos mais rápidos de todos. Perdendo apenas para o nado Crawl, exige uma grande força da parte superior do corpo. Para executá-lo, comece com o rosto virado para baixo na água. Lance seus braços por trás, para fora e para cima, fazendo um círculo. Seus braços devem voltar para a água pela frente, ao mesmo tempo que você levanta a cabeça para tomar fôlego. Para impulsioná-lo, você fará um chute de golfinho. Comece com as pernas juntas e os pés esticados. Fazendo força desde o quadril, as pernas subirão com os joelhos ligeiramente flexionados e, em seguida, voltarão para a água para impulsioná-lo.

Nado crawl

O crawl é o mais básico dos nados. Alternando os braços, tire-os por trás e coloque-os de volta na água pela frente, para empurrá-la para trás e impulsionar seu corpo para a frente. As pernas fazem movimentos de chutes, opostamente aos braços. Sua cabeça vira de lado para tomar fôlego quando o braço do mesmo lado estiver levantado. O crawl é o melhor nado para um ritmo acelerado.

Nado de costas

O nado de costas é realizado deitando-se de costas, com o rosto para cima. Alternadamente, os braços são levados para cima pela frente, fazendo um arco sobre sua cabeça, e sua mão entrará na água pelo lado do dedo mindinho, mergulhando do seu lado enquanto você rotaciona o ombro. Bata as penas para ajudar a equilibrar seu corpo na água.

Nado lateral

Para o nado lateral, comece deitado de lado com seu braço inferior estendido sob a cabeça e seu braço superior apoiado na lateral do corpo. Mergulhe o braço inferior na água, enquanto o superior impulsiona seu corpo para frente, empurrando-a. Suas mãos movimentam-se alternadamente. Com as pernas, faça um movimento como o de uma tesoura para ajudar a impulsionar o seu corpo para a frente.

Nado peito

Para o nado peito, você deve começar deitado de bruços. Traga suas mãos e pés em direção ao eixo do seu corpo, em movimentos circulares, mantendo os joelhos juntos. Estenda os braços acima da cabeça e neste momento, você será impulsionado. Carregue suas mãos por fora, ainda fazendo movimentos circulares e depois de volta para o eixo do corpo, em direção ao peito. Assim que suas mãos passarem sua cabeça, aproveite para erguê-las e tomar fôlego. Com as pernas, faça movimentos como os de um sapo para impulsioná-lo.

Nado cachorrinho

O nado cachorrinho é o estilo de nado mais fácil, e até mesmo os nadadores mais amadores podem executá-lo. Com sua cabeça erguida, mantenha as mãos à frente do corpo em formato de concha, impulsionando a água. Bata as pernas em sincronia com as mãos.

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