Mais
×

Quais são os sinais neurológicos focais da enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença enraizada na atividade cerebral anormal que geralmente apresenta uma dor de cabeça incapacitante, juntamente com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e ao som, dormência e distúrbios visuais. Estes distúrbios visuais são chamados de sintomas ou sinais neurológicos focais.

A enxaqueca é uma doença enraizada na atividade cerebral anormal (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Progressão da doença

Crises de enxaqueca podem começar com uma fase premonitória, com sintomas que incluem fadiga, dor no pescoço e intolerância à luz, som e odores. Para alguns, em seguida ocorre uma fase de aura, com distúrbios visuais.

Enxaqueca com aura

Cerca de 20 a 40 por cento dos pacientes com enxaqueca experimentam uma fase aura que precede a pior parte do ataque. Se a pessoa com enxaqueca não notar sintomas premonitórios, a fase de aura provavelmente vai fazê-los saber que a dor está chegando.

Sintomas da fase aura

Sintomas neurológicos focais durante a fase de aura podem ser súbitos pontos de luz ou mais dramáticos, incluindo a perda parcial da visão. Outros sintomas incluem ver linhas onduladas ou em ziguezague, luzes cintilantes, dormência e fala arrastada.

Confusão entre acidente vascular cerebral (AVC) e enxaqueca aura

Sintomas de enxaqueca com aura e os sintomas de um AVC se confundem (dormência, fala arrastada, perda de visão e fraqueza muscular). Um ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral menor é um sinal de alerta de um AVC grave, mas poderia ser confundido com uma enxaqueca.

AVC e enxaqueca

Raramente uma pessoa que tem enxaqueca com aura pode ter um acidente vascular cerebral durante o ataque. Os fatores de risco incluem o tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As mulheres com enxaqueca em idade fértil têm quase três vezes mais risco do que mulheres que não têm enxaqueca da mesma idade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article