×
Loading ...

Quais tipos de madeira que utilizamos em arcos de violinos?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Enquanto alguns arcos de violino são feitos de materiais sintéticos como fibra de carbono e fibra de vidro, a maioria é feita de madeira. No entanto, o tipo de madeira usado deve possuir certas qualidades para poder criar um arco resistente que produzirá um bom tom.

O tipo de madeira usado para fazer o arco do violino geralmente dita o seu preço (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Tipos de madeira

O pau-brasil é geralmente o tipo de madeira usado para fazer arcos para violinos assim como para violas, violoncelos e baixos. O pau-brasil marrom-avermelhado é usado por causa de sua força, peso, resistência e beleza. No entanto, é agora ameaçado de extinção, com grande escassez. Outros tipos de madeira usada para arcos são a piratinera guianensis, pau-ferro e pau-rosa.

Loading...

Outros materiais

O talão do arco pode ser feito de ébano ou pau-santo ou chifre com prata, ouro, madrepérola, marfim e até casco de tartaruga embutido; o couro pode ser usado para o apoio do dedo; e a crina de cavalos da Mongólia ou Sibéria é considerada de melhor uso para arcos de violinos ou outros instrumentos de corda, mas fios de náilon ou sintéticos são usados em alguns arcos de baixo custo.

Moldando o arco

O primeiro passo ao fazer um arco de violino é cravar a madeira na forma geral de um arco. A madeira é, então, aquecida uma seção de cada vez e pressionada contra um modelo de metal ou madeira para formar a curvatura correta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...