Quais os tipos de raios provenientes do sol causam queimaduras?

Escrito por allison horky | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os tipos de raios provenientes do sol causam queimaduras?
Proteger-se da exposição solar impede que os raios UVB queimem a pele (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uma queimadura de sol ocorre quando o tecido epitelial é exposto aos raios ultravioleta (UV) por um tempo prolongado. Os raios UV são emitidos pelo sol, e geralmente são bloqueados pela camada de ozônio que circunda a Terra. Em função do estreitamento da camada de ozônio, diferentes quantidade de raios UV alcançam a superfície, em diferentes intervalos. Você pode conferir o nível de exposição de sua cidade através do indexador da Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental).

Outras pessoas estão lendo

Raios UV

Os raios ultravioleta não são visíveis ao olho humano em função do curto comprimento de suas ondas. Existem dois tipos de raios UV: A e B. Os raios UVA prevalecem mais do que os UVB e penetram mais profundamente na pele. O bronzeado é uma resposta da pele aos raios UVA, na tentativa de se proteger contra danos maiores. A superexposição a esses raios está relacionada ao desenvolvimento de câncer de pele, em função da mutação excessiva do DNA, assim como ao envelhecimento da pele e ao aparecimento de rugas. Os raios UVB possuem uma frequência alta, curto comprimento de onda e penetram nos níveis mais superficiais da pele, causando vermelhidão e queimadura. Esses raios predominam mais durante as horas de pico (das 10 h da manhã às 16 h da tarde), de outubro a março, e não atravessam paredes de vidro.

Sintomas

A pele queimada fica vermelha ou cor de rosa, quente e sensível ao toque. Uma queimadura profunda pode formar bolhas sobra a área afetada. Se a dor for muito intensa e você sentir tontura ou não conseguir estabilizar sua temperatura, pode ser necessária a hospitalização. Quando a queimadura começar a curar, com uma nova pele se formando sobre a área danificada, a pele velha irá descascar.

Tratamento

A cura lenta é o único tratamento verdadeiro para a queimadura de sol. Loções refrescantes, aloe vera e permanecer sob a sombra ajudam a aliviar os sintomas causados pela queimadura. Usar roupas soltas para evitar o contato excessivo com a pele sensível também ajuda a aliviar a dor. Beba líquidos com eletrólitos para manter o corpo adequadamente hidratado e ionicamente balanceado.

Prevenindo queimaduras

O filtro solar bloqueia o sol que afeta diretamente a sua pele. O FPS (Fator de proteção solar) indica o nível de cobertura fornecido pela loção e, quanto mais alto número, maior a proteção. Roupas, bálsamo labial, chapéus e óculos de sol também previnem a sua pele, olhos e lábios da superexposição. Permaneça na sombra se sentir a sua pele muito quente ao toque ou sentir tontura. Os raios UV também queimam a pele quando o céu está nublado, portanto, utilizar filtro solar sempre que sair à rua, protege sua pele da superexposição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível