Quais tipos de suco abaixam o colesterol?

Escrito por regina romain | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tipos de suco abaixam o colesterol?
Alguns sucos são extremamente benéficos à saúde (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Conforme o colesterol no sangue aumenta, o risco de doença cardíaca coronária também se eleva. Especialistas em dieta e nutrição acreditam que o consumo de certos sucos pode desempenhar um papel importante na redução do colesterol, devido aos antioxidantes essenciais e ao teor de fibras presente. Além disso, oferecem diversos efeitos positivos sobre a saúde.

Outras pessoas estão lendo

Suco de fruta

Muitas frutas possuem nutrientes e esteróis que comprovadamente reduzem o colesterol total em até 10% e o LDL (mau colesterol) em até 17%. O suco oferece muitos dos mesmos benefícios obtidos comendo a fruta inteira. No entanto, os mais eficazes para reduzir o colesterol são os de uvas escuras, maçã, morango, mirtilo e framboesa. Os estudos sugerem também que o suco de romã, que contêm níveis mais elevados de antioxidantes em relação a outros sumos de fruta, pode também reduzir o colesterol. A química encontrada no extrato de uva, as fibras da maçã e os níveis de antioxidantes em frutos carnudos, todos eles, ajudam a melhorar e manter a eficácia do colesterol.

Sucos de legumes

Sucos de vegetais ricos em beta caroteno, naturalmente ricos em esteróis e fibras, ajudam a manter o colesterol baixo. Sucos de cenoura e de grama de trigo são considerados os melhores sucos de vegetais para diminuir o colesterol. O suco de cenoura, mais conhecido como o suco milagroso, pode melhorar significativamente a sua saúde. O suco de duas cenouras e meia (de tamanho médio) cruas diariamente pode reduzir o colesterol no sangue em cerca de 11%. A grama de trigo consumida através da forma de suco é liberada na corrente sanguínea em aproximadamente 20 minutos, tornando-se uma bebida energética rápida. Ela ainda fornece antioxidantes que ajudam na redução do colesterol.

Suco cítrico

A vitamina C ou ácido ascórbico é uma das mais importantes encontradas em sucos cítricos, que também são uma boa fonte de fibras. Sumos cítricos têm várias propriedades nutritivas benéficas para a redução do colesterol que podem ser encontradas em frutos, como a laranja, limão, toranja, e lima. O suco de laranja espremido na hora pode reduzir o colesterol em até 10%. A toranja interfere com muitos medicamentos, por isso o farmacêutico ou médico pode recomendar que ela seja evitada.

Para qualquer pessoa com colesterol elevado, todas essas bebidas, espremidas frescas, têm o maior teor de nutrientes para ajudar na redução. Sucos industriais enlatados e engarrafados são a segunda melhor opção, com mais de 75% de seus nutrientes. Caixas refrigeradas e mini caixas não resfriadas geralmente contêm nutrientes essenciais em teor ligeiramente menor e possuem uma vida útil mais curta. Sucos variam dependendo do que estava na fruta antes de ser espremida e do que foi adicionado ao suco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível