Qual a quantidade de leite que um bebê de dois meses necessita?

Escrito por erin carson | Traduzido por luis fernando dias carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a quantidade de leite que um bebê de dois meses necessita?
Siga as dicas de seu bebê para garantir que ele ingira uma quantidade suficiente de leite (baby's bottle image by Georgios Alexandris from Fotolia.com)

Como possuem estômagos muito pequeninos, bebês de dois meses de idade se alimentam com muita frequência. Quer você alimente seu filho com leite materno ou com uma fórmula, pode ser difícil determinar se ele está ingerindo leite o suficiente. Apesar de não existirem regras rígidas sobre a quantidade correta de leite, você pode garantir que o bebê obtenha o necessário seguindo suas dicas e observando sinais de consumo adequado de leite. Sinais de fome nesta idade incluem morder suavemente os lábios, sugar a mão ou dedos, chorar e virar a cabeça em direção a sua mão quando você tocar na bochecha dele.

Outras pessoas estão lendo

Leite materno

Uma vez que não é possível ver a quantidade de leite que seu bebê ingere, mães lactantes muitas vezes se questionam sobre quantas vezes precisam amamentar seus filhos. O pediatra Dr. Alan Greene afirma que bebês naturalmente comem até ficarem satisfeitos e param quando já tiverem sido adequadamente alimentados. De acordo com o Dr. Greene, aleitar quando pedido (quando seu filho exibe sinais de fome) pode estimular a lactação e garantir que seu bebê obtenha o leite que precisa. A frequência da amamentação dependerá do apetite e de necessidades momentâneas de alimentação do bebê. De um a três meses, ele provavelmente deve querer ser amamentado de seis a oito vezes ao dia.

Fórmula

Conforme crescem, os bebês geralmente diminuem o número de mamadeiras com fórmula que bebem, mas aumentam a quantidade a cada refeição. Os bebês não digerem a fórmula tão rapidamente como o fazem com o leite materno, de acordo com a "KidsHealth", do site Nemours. Assim, você não precisará alimentá-lo com fórmula com a mesma frequência que um alimentado por leite materno. A "Kids Health" afirma que bebês de dois meses de idade tipicamente ingerem de seis a oito garrafas de 115 ml a 180 ml por dia, e devem ainda precisar de aproximadamente 28 ml adicionais quando alcançarem os três meses.

Considerações

Apesar de a maioria dos bebês obterem o leite que precisam para crescer e se desenvolver, uma produção inadequada de leite em uma mãe lactante ou problemas de alimentação em um bebê, incluindo alergias ou doenças, podem ocasionalmente privar os bebês do leite que necessitam. Quando seu filho não obtiver o suficiente para se alimentar, ele geralmente mostrará sinais de fome até mesmo depois de alimentado, ou exibirá um padrão de ganho de peso inadequado. Fale com seu pediatra sobre quaisquer preocupações relacionadas à alimentação ou crescimento de seu filho.

Prevenção e solução

Observar sinais de consumo adequado de leite pode ajudar a proteger seu bebê de desidratação ou de atraso no crescimento. Babycenter.com, um site com aconselhamento aos pais, sugere que seu filho deve parecer relaxado e contente após uma alimentação. Ele deve molhar de cinco a seis fraldas por dia e sujar fraldas regularmente. Ainda, ele deve apresentar um padrão consistente de crescimento. Apesar de o padrão exato de crescimento variar de um bebê para outro, o Babycenter sugere que uma referência geral é de um ganho de aproximadamente 56 a 85 g por mês durante o segundo e o terceiro meses.

Potencial

Se seu bebê começar a mostrar sinais de fome após ter terminado uma refeição, tente acrescentar mais 30 ou 55 ml por vez. Evite preparar muita quantidade, pois você terá que descartá-la se ele não conseguir terminar uma mamadeira. Continue a amamentar quando seu filho pedir. Bebês passam por diversos picos de crescimento durante seu primeiro ano, quando precisam comer com mais frequência. Ao acrescentar sessões adicionais de amamentação quando seu bebê mostrar sinais de fome, você pode adaptar as necessidades alimentares cada vez maiores dele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível