Quantos quilos se pode perder de forma saudável em um mês?

Escrito por shannon burton | Traduzido por evelyn lima
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Quantos quilos se pode perder de forma saudável em um mês?
Perdas de peso mais moderadas são mais duradouras (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Com o recente aumento da parcela da população considerada obesa, é natural que cada vez mais pessoas se interessem em aprender sobre emagrecimento saudável (veja "referência 2"). Muitas recorrem a dietas e exercícios extremos para perder peso rapidamente, mas inevitavelmente veem seu esforço desperdiçado quando ganham-no de volta. Eliminar uma quantidade sadia de peso a cada mês é, por sua vez, um processo muito mais eficaz com resultados duradouros.

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Fatos

Se o seu objetivo é emagrecer de forma saudável, você não apenas precisa perder peso como também manter a forma física uma vez atingida. Recuperar quilos perdidos traz de volta todos os riscos relacionados ao sobrepeso que você se esforçou tanto para afastar. O CDC avalia que as pessoas com mais chances de manter os resultados de seu emagrecimento são aquelas que restringiram sua perda de peso a até um quilo por semana, ou de dois a quatro quilos por mês (veja a "referência 1").

Números

Um quilo equivale a 7000 calorias. Para eliminar de dois a quatro quilos por mês, é preciso queimar de 3500 a 7000 calorias por semana. Apesar de à primeira vista parecerem números intimidadores, são na realidade factíveis se você distribuir a perda de peso ao longo da semana. Uma redução de 3500 a 7000 calorias por semana significa 500 a 1000 calorias por dia. Uma vez que seu corpo queima 2000 calorias diárias normalmente para executar tarefas cotidianas, uma perda de peso sadia está tranquilamente ao seu alcance.

Método

Um estilo de vida saudável depende de uma boa dieta e exercícios. Se você não incorporar exercícios à sua rotina de emagrecimento (embora isto seja altamente recomendável), precisará ingerir 1500 calorias por dia para eliminar meio quilo semanal com segurança. Ao adicionar exercícios à equação, você pode se dar o luxo de comer um pouco mais, ou ingerir a mesma quantidade e perder mais peso.

Mitos

Algumas pessoas interpretam a necessidade de perda de peso de maneira equivocada e acabam fazendo cortes radicais em suas dietas. Isto não apenas é contraproducente, já que faz com que seu corpo responda à desnutrição retendo cada porção de comida consumida, como é também perigoso e insustentável por longos períodos. Tome medidas que você possa manter, pois a perda de peso não deve ser um esforço temporário, e sim uma mudança para a vida toda. Se você está disposto a se esforçar para emagrecer, então merece manter os resultados do seu trabalho.

Benefícios

Agora que você decidiu se engajar em uma rotina sadia de perda de peso, você agarrou a chance de viver uma vida mais longa, saudável e feliz. Uma perda de peso moderada por si só abaixa sua pressão sanguínea e suas taxas de açúcar e colesterol no sangue, mesmo enquanto você ainda seja considerado "acima do peso" ou "obeso" (veja a "referência 1"). As pessoas que conseguem alcançar e manter uma boa forma física relatam melhoras em sua autoconfiança, energia, mobilidade e humor.

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