O quão boa é madeira de abeto?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O quão boa é madeira de abeto?
Várias espécies de abetos produzem madeiras leves, claras e fáceis de trabalhar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Abetos pertencem ao gênero Picea, um grupo de coníferas perenes nativas do hemisfério norte. Vários membros deste gênero são vendidos simplesmente como "abetos" no mercado de madeira serrada. Estas espécies são todas de madeira leve, com um odor característico resinoso, mas têm diferentes características de trabalho. A adequação de cada tipo de abeto depende do trabalho em questão.

Outras pessoas estão lendo

Construção

A madeira de abeto é leve e tem uma textura uniforme, tornando-se uma boa escolha para esqueletos de casas de madeiras e construção leve. Sua relativamente baixa resistência dá a ela mau desempenho em situações de alto estresse. O abeto tem pouca ou nenhuma resistência de apodrecimento, e nunca deve ser usado em condições de chuva ou em contato com o solo, a menos que tenha sido pintada ou tratada para resistir à podridão. Esta madeira responde mal à maioria dos tratamentos preservativos. Abeto vermelho funciona bem para fazer toras de madeira, enquanto o prateado ou Sitka é mais comum em cabanas, fábricas, alicerces e vigas. A grande durabilidade desta madeira faz com que seja uma boa escolha para tapumes. Abetos da Noruega são frequentemente cortados para fazer esqueletos de casas.

Instrumentos musicais

Muitos instrumentos musicais são feitos parcialmente ou inteiramente de madeira de abeto. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, abetos Sitka ou vermelhos possuem propriedades ressonantes que os tornam excelentes para caixas de ressonância de pianos e violões. O abeto vermelho também é usado para produzir violinos e arcos de violino, xilofones, teclas de piano e baquetas. O abeto preto também é utilizado para os mesmos fins que o vermelho, mas é menos comum devido ao tamanho menor da árvore.

Contêineres

Muitas embalagens, caixas e paletes de madeira são de abeto, que é leve e barato. Abetos, especialmente o Sitka, às vezes também é usado para produzir barris e outros recipientes. Abetos têm pouca resistência, mas são forte o suficiente para a maioria das viagens.

Aviões

Abetos Sitka, também chamado de espora Sitka, abeto da costa, abeto ocidental, e abeto prata ou amarelo, é uma espécie nativa da parte ocidental dos Estados Unidos. Às vezes, é plantado como ornamental na costa leste americana e na Europa. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, esta árvore produz a madeira mais importante para a construção de planadores e aviões.

Ferramentas

O peso relativamente leve e baixo custo desta madeira tornam-na uma escolha comum para ferramentas que não exigem força significativa. O abeto, especialmente o Sitka, é usado para fazer escadas, remos de barco e objetos semelhantes. Abetos também podem ser utilizados em alguns cabos de ferramentas, mas não funcionam bem em ferramentas que têm de resistir a condições de tensão ou à água.

Barcos

Apesar da baixa resistência do abeto à podridão, várias espécies têm sido tradicionalmente usadas em barcos. Quando revestidas com piche ou outro material impermeabilizante, o abeto produz um barco leve e é fácil de moldar e cortar. O abetos Sitka é comum em corridas de remo, enquanto o abeto vermelho aparece mais frequentemente em canoas e construção naval em geral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível