Rastreamento GPS para gatos

Escrito por quentin coleman | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Rastreamento GPS para gatos
Gatos são frequentemente muito pequenos ou leves para usar colares de GPS (Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli)

A maioria dos donos de gatos se preocupa quando seus amigos felinos não aparecem em casa na hora do jantar. Rastrear o seu gato via GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês) pode diminuir o seu estresse e lhe poupar tempo de procurar por seu bichinho que, provavelmente deve ter se perdido pelo caminho. Apesar das vantagens, o GPS não é. necessariamente, prático para felinos.

Outras pessoas estão lendo

Colares de GPS: muito pesados?

A maioria dos colares rastreadores de GPS é comercializada para donos de cães e gatos mas, grande parte deles é muito pesada para um gato doméstico padrão usar confortavelmente. Um pouco de pesquisa e conhecimento dos limites do seu gato devem ajudá-lo a encontrar o colar adequado, caso você escolha essa opção.

Colares de rádio

Mais leves do que seus colegas GPS, alguns colares existentes no mercado utilizam uma frequência específica de rádio para localizar o seu animal de estimação. Eles são muito mais leves e confortáveis para seu gato, mas não possuem a mesma cobertura oferecida pelos colares de GPS.

Chip

Implantar um microchip debaixo da pele do seu gato é uma das maneiras mais confiáveis de rastreá-lo. De acordo com o site MyHealthyCat.com, o procedimento custa em torno de R$ 100,00 e com a taxa de ativação, registro e de utilização do serviço, não deve passar de R$ 200,00. O microchip é lido por um tipo de scanner específico, utilizado por muitos abrigos de animais para identificar um bichinho perdido e o seu dono, porém nem todos abrigos possuem capacidade de identificar o microchip. O dispositivo é muito pequeno e deve ser implantado por um veterinário ou especialista. Rastreamento por microchip é uma tecnologia recente, comparada com os colares de rádio e GPS. Também não apresenta nenhum risco significativo conhecido para a saúde do seu animal.

Vale a pena?

Somente você pode decidir se vale a pena prender um colar ou implantar um microchip no seu animal de estimação. Pesando o custo do procedimento ou do colar contra o estresse de não saber onde o seu bichinho está, pode ser difícil. Muitos gatos que vivem na rua voltam pra casa tranquilamente e acabam desaparecidos somente quando estão machucados. Os gatos tem um notável senso de direção e dificilmente se perdem.

Escolhendo um dispositivo

Quando você decidir colocar um dispositivo de rastreamento, tenha certeza de pesquisar bem o produto antes. Alguns podem ser caros, mas vale a pena gastar alguns reais a mais para garantir que está comprando um produto de qualidade. Procure por comentários dos consumidores e respostas ao produto. Certifique-se também da cobertura do dispositivo. Embora 100m possa parecer bastante, por exemplo, muitos gatos costumam caminhar muito mais do que isso a cada dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível