Por qual razão galinhas balançam o pescoço?

Escrito por amanda richards | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por qual razão galinhas balançam o pescoço?
Frangos balançam o pescoço enquanto andam para poder observar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O movimento de alguém imitando uma galinha geralmente envolve repetidos movimentos de pescoço. As galinhas se movem e enxergam ajustando as posições da cabeça e essas ações intencionais e curiosas são totalmente normais. Existem várias patologias que podem causar movimentos anormais do pescoço em aves. Em tais casos, o movimento do pescoço é acompanhado por outros sintomas, como anorexia, fraqueza e outros comportamentos estranhos. Qualquer movimento anormal do pescoço de uma galinha é uma emergência que deve ser rapidamente examinado por um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Visão independente

As galinhas têm capacidades de visão especializadas, que as permitem ver mais cores do que as pessoas veem. Elas, como outras aves, podem ver o espectro ultravioleta. Elas utilizam os olhos de forma independente e é, por isso, que "empurram" a cabeça para ver as coisas. As galinhas movem a cabeça para focalizar os objetos e para condensar uma área de visão binocular, enquanto os humanos movem apenas os olhos.

Retenção de ovos ou parasitas

As galinhas podem apresentar movimentos de cabeça se tiverem retenção de ovo ou um objeto estranho no organismo. É perceptível a ave agindo de maneira tensa e relutante para se alimentar e pode apresentar um ovo alargado. Repentina asfixia e movimentos bruscos da cabeça ou movimentos exagerados com o pescoço esticado são empregados em uma tentativa de limpar a garganta ou a postura. Um parasita chamado "gapeworm" faz surgir comportamentos semelhantes. Em ambos os casos: retenção e parasita, a ave pode suspirar, movimentar-se ou agitar a cabeça tentando expulsar a irritação. "Gapeworms" são identificados pela presença de pequenas minhocas vermelhas na boca ou na garganta da ave. O veterinário deve ser consultado em ambos os casos para tratamento.

Torcicolo ou movimentos do pescoço por carências nutricionais

Olhar as estrelas, flacidez ou torcer e balançar o pescoço podem ser causados por deficiências de vitaminas, principalmente a vitamina E ou selênio. Embora raras em aves alimentadas com dietas comerciais balanciadas, questões nutricionais podem causar tais sintomas. Algumas raças, como silkies, precisam de níveis mais elevados de vitamina E, que pode ser encontrada em vegetais de folhas verdes e pelo acesso a pastagem. Ao ser diagnosticada por um médico veterinário, suplementos vitamínicos provavelmente serão administrados e prescritos.

Doença ou lesão

Aves feridas podem apresentar sintomas neurológicos, como a torção da cabeça ou espasmos, especialmente se houver um ferimento na cabeça. As doenças também causam os movimentos involuntários da cabeça, como Mareks, EEE, Pasteurella, doença exótica de Newcastle ou cólera aviária apresentam torcicolo (torção cabeça e pescoço). Distúrbios com menor letalidade, como uma infecção no ouvido, também podem causar espasmos ou torções no pescoço. Um veterinário deve assistir a todos esses casos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível