Que tipo de reação ocorre com o ácido clorídrico e o "Alka-Seltzer"?

Escrito por michael judge | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de reação ocorre com o ácido clorídrico e o "Alka-Seltzer"?
"Alka-Seltzer" reagirá por si só sem a adição de qualquer ácido (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Há décadas, o "Alka-Seltzer" está na praça, e se tornou muito familiar pelas campanhas publicitárias e "slogans" sobre o alívio produzido por suas "bolhinhas efervescentes". A reação de ácido clorídrico com "Alka-Seltzer" é exatamente a mesma que lhe dá efervescência quando é diluído em um copo d'água. Portanto, a adição de ácido clorídrico ao "Alka-Seltzer" só vai agilizar uma reação que já está acontecendo.

Outras pessoas estão lendo

"Alka-Seltzer"

Os comprimidos de "Alka-Seltzer" contêm três ingredientes principais: ácido cítrico, bicarbonato de sódio e "Aspirina". "Aspirina" é o nome comercial do ácido acetilsalicílico, ou AAS, um analgésico popular. O bicarbonato de sódio é uma substância química com a fórmula NaHCO3, também chamado de hidrogenocarbonato de sódio. O ácido cítrico é uma substância química orgânica encontrada em muitas frutas cítricas, como limões e limas. Como seu próprio nome diz, é ácido, ainda que não tão forte quanto o ácido clorídrico.

Ácidos e bicarbonato

Quando se mistura bicarbonato de sódio a um ácido, ocorre uma reação química. Esta reação é iniciada pelos íons hidrogênio (H+) produzidos pelo ácido, que quebram o bicarbonato de sódio em moléculas de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). À temperatura ambiente, o dióxido de carbono é um gás, por isso a reação produz muitas bolhinhas efervescentes. A equação para essa reação é NaHCO3 + H+ --> Na+ + H2O + CO2. No "Alka-Seltzer", o ácido cítrico fornece o H+ quando dissolvido em água, ocorre, então, a efervescência do comprimido logo que este começa a se diluir.

HCl e "Alka-Seltzer"

O ácido clorídrico é uma poderosa solução ácida produzida pela dissolução do gás cloreto de hidrogênio (HCl) em água. O HCl dissolvido em água produz uma concentração muito alta de íons H+. Quando esse ácido é adicionado a comprimidos de "Alka-Seltzer", o H+ que já se encontra na solução de ácido clorídrico reagirá imediatamente com o bicarbonato de sódio, da mesma forma que o ácido cítrico, resultando nos mesmos produtos: água e dióxido de carbono. Além disso, a solução conterá sódio (Na+) proveniente de bicarbonato e cloro (Cl-) do HCl, que é o equivalente ao sal de cozinha (NaCl) dissolvido em água.

Reações similares

Há muitas reações similares utilizadas para divertimento e fins educacionais ou em culinária. Um experimento muito feito em sala de aula ou na cozinha é misturar vinagre e bicarbonato de sódio, algumas vezes com um pouquinho de sabão, para ajudar a fazer muita espuma. O vinagre é uma solução diluída de outra substância química orgânica ácida -- ácido acético -- portanto, a mistura produzirá gás dióxido de carbono em grande quantidade, tornando-se muito efervescente. Agentes ácidos, como o creme de tártaro, também são adicionados ao bicarbonato para produzir dióxido de carbono, em culinária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível