×
Loading ...

Como reciclar carvão ativado

Atualizado em 17 abril, 2017

O carvão ativado é comumente usado para filtrar impurezas da água destinada ao consumo humano e de aquários de peixes. O cloro, os pesticidas e os solventes industriais estão entre os contaminantes que o carvão ativado pode remover da água. Além disso, esse material pode ser usado para purificar o ar e outros gases, além da destilação de bebidas alcoólicas e, na medicina, para tratar envenenamento. É possível reciclar o carvão ativado através de um tratamento térmico feito em casa usando apenas alguns instrumentos.

Instruções

O carvão ativado pode remover impurezas da água (Dougal Waters/Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque o carvão ativado em uma peneira de malha fina e enxague-o com água quente.

    Loading...
  2. Deixe o carvão em uma panela com água fervente por cerca de 15 minutos. Conforme as impurezas saiam do carvão, um odor fétido será liberado. Ferva até que todos os odores se dissipem. Pode ser necessário enxaguar e ferver o carvão várias vezes até que o odor desapareça completamente.

  3. Coloque o carvão em uma assadeira e deixe-o secar durante várias horas. O vapor dele é inflamável, por isso, mantenha a área bem ventilada.

  4. Asse o carvão a 150 °C por cerca de três horas. Como o vapor dele é inflamável, utilize um forno elétrico.

  5. Deixe o carvão esfriar e reutilize-o.

Loading...

Aviso

  • Reciclar carvão no forno de casa pode ser perigoso, pois é um material inflamável. O carvão ativado derivado de madeira ou de turfa pode inflamar a cerca de 200 °C.

O que você precisa

  • Peneira
  • Panela
  • Água quente
  • Assadeira
  • Forno elétrico

Referências

Loading ...
Loading ...