Que tipo de recipiente pode ser usado para congelar molho de tomate?

Escrito por fred decker | Traduzido por ludmila monassa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de recipiente pode ser usado para congelar molho de tomate?
O molho de tomate congela com facilidade mas costuma deixar o recipiente manchado (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Para muitos cozinheiros e jardineiros, o ponto alto do verão é a repentina inundação de tomates frescos amadurecidos nas vinhas. Alguns dias gastos cozinhando, enlatando e congelando esses tomates podem render um ano inteiro de tomates enlatados, de salsa ou do seu molho de tomate preferido. Para congelar molhos de tomate e armazená-los por um longo período de tempo é necessário que todo o ar seja retirado antes da embalagem ser vedada, para que eles não "queimem" no congelador. Existem também muitas outras práticas a serem consideradas que influenciam na escolha do recipiente.

Outras pessoas estão lendo

Características aconselháveis

Além da possibilidade de ser fechado hermeticamente, existem outras características que fazem um recipiente para armazenamento ser ideal. Os melhores recipientes vêm em tamanhos diferentes para acomodar as maiores e as menores refeições. Eles devem ser quadrados ou retangulares para melhor se adaptarem ao espaço do freezer, e retos em cima para melhor empilhar. Os potes ideais devem poder ir do freezer para o micro-ondas e também à máquina de lavar louças. As tampas dos potes também devem suportar o calor e a máquina de lavar sem se deformarem ou perderem a capacidade de vedação.

Sacolas de freezer

Sacolas para freezer de uso industrial são largamente usadas para congelar comidas de todos os tipos. As suas duas vantagens são: preço baixo e a capacidade de expulsar a maior parte do ar que se encontra dentro da sacola antes do congelamento. Alguns modelos foram desenhados de modo que eles se sustentam em pé abertos, para facilitar a colocação do produto. No entanto, elas têm muitas falhas. Elas não podem ser usadas para aquecer e são descartáveis. Elas também não proporcionam um armazenamento muito organizado, o que pode reduzir o seu espaço livre no freezer.

Recipientes de plástico

Os recipientes de plástico oferecem várias vantagens para o congelamento de molhos. Eles são eficientes no que diz respeito ao espaço, costumam ser muitos bons para isolar os alimentos do ar e podem ir direto do freezer para o micro-ondas. No entanto, muitos tipos têm falhas. Quase todos os potes de plástico ficam manchados pelos tomates, mesmo depois de lavar. Quando congelados, devido a muitos deles serem frágeis, frequentemente eles quebram ou se partem se caírem no chão.

Recipientes de vidro

Especialistas em produtos de vítreos oferecem hoje em dia uma variedade de recipientes com vidro temperado e tampa de plástico. Eles são mais caros que os potes de plástico, mas possuem muitas vantagens. O vidro não fica manchado com os tomates assim como plástico, retendo sua cor original por mais tempo. Os potes vão ao micro-ondas e também podem ser usados no fogão. As tampas oferecem vedação semelhante à dos potes de plástico. O vidro, no entanto, é mais pesado e pode quebrar se cair, e as tampas estão tão propensas a empenar e manchar quanto as dos potes de plástico.

Resumo

Nenhum recipiente combina todas as características desejáveis, portanto, cada cozinheiro deve escolher um tipo baseado nas suas preferências. Recipientes de plástico variam muito na qualidade, então é aconselhável comparar diferentes marcas no que tange a durabilidade e resistência a manchas. Várias publicações e grupos de consumidores disponibilizam essas informações. É possível também combinar opções de embalagens congelando o molho em potes e depois embalando os blocos congelados ou colocando pacotes inteiros de molho em recipientes de plástico ou vidro, para aumentar a proteção e facilitar o empilhamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível