Mais
×

Tipos de garrafas usadas para armazenar ácidos e bases

Atualizado em 17 abril, 2017

Ácidos e bases fortes podem ser um risco significante à saúde. Por este motivo, o manuseio com segurança é uma preocupação séria. Armazenar uma substância química no recipiente adequado é a primeira maneira de garantir a segurança. Cada ácido e base tem propriedades únicas, o que significa que alguns recipientes são adequados para um ácido ou base, mas não para outro.

Vidro é um material para armazenar a maioria dos ácidos e bases (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vidro

Vidro é o material ideal para armazenar muitos tipos de químicos, incluindo a maioria dos ácidos e bases, pois é muito inerte e não reage quimicamente com a maior parte das substâncias. Ele não é poroso, o que significa que não absorve agentes químicos e não os contamina. A maior desvantagem do vidro é o fato de quebrar facilmente e dos cacos serem afiados e perigosos. Além disso, nem todas as substâncias podem ser armazenadas em vidro como o ácido fluorídrico; que pode ser armazenado em polimetilpenteno, polietileno e teflon.

Polimetilpenteno

O polimetilpenteno é um tipo de plástico que, como o vidro, é transparente e altamente resistente à corrosão; o que faz dele adequado para armazenar ambos ácidos e bases de diferentes forças. Este material é frequentemente usado para fazer amassadores e cilindros graduados, usados como ferramentas em experimentos, e também é adequado para armazenamento de outros materiais.

Polietileno

O polietileno é outro tipo de plástico também compatível com ácidos e bases de diferentes forças que, também, não reage quando exposto à eles. Este material é conhecido por sua alta resistência ao impacto, o que significa que é muito difícil de quebrar. Esta é uma propriedade ideal em armazenamento químico, já que a quebra do recipiente gera o derramamento. Este plástico é tipicamente usado para fazer sacos de lixo, recipientes e bombas.

Teflon

Teflon é mais conhecido por ser escorregadio, já que a maioria das substâncias não conseguem se aderir a ele. Além disso tem outra propriedade única: é resistente a muitas substancias químicas, incluindo ácido sulfúrico, hidróxido de sódio e ácido nítrico, todos ácidos e bases muito fortes. Por esta razão, recipientes revestidos de teflon são ideais para armazenar muitos destes materiais.

Outras características

Enquanto o material do qual uma garrafa é feito varia muito dependendo do tipo de ácido ou base que vai armazenar, há algumas características das garrafas que são as mesmas independente da substancia química. Todas projetadas para armazenar ácidos e bases possuem tampas herméticas; tampas de vidro soltas não são adequadas para armazenar por longos períodos. Uma exceção são aqueles projetados para armazenar misturas de ácidos ou bases que produzem gases, pois a pressão crescente deles pode destruir o recipiente. Além disso, um recipiente adequado deve poder ser claramente etiquetado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article