×
Loading ...

Você pode congelar algo em recipientes de vidro?

Atualizado em 17 abril, 2017

Comidas congeladas, principalmente refeições ou sobras, são econômicas e poupam tempo. No entanto, é importante usar o recipiente certo. Recipientes de vidro em geral não são seguros para estocar comida congelada.

É melhor não congelar comida em recipientes de vidro (réfrigérateur image by dead_account from Fotolia.com)

Frio extremo

A revista "Good Housekeeping", para donas de casa, aconselha que não sejam usados recipientes de vidro no congelador. Temperaturas extremas podem fazer o vidro quebrar, causando o desperdício de um vasilhame caro e fazendo uma bagunça no congelador.

Loading...

Expansão

O vidro também pode quebrar no congelador, pois a comida se expande durante o congelamento. Se não houver espaço sobrando no recipiente, a pressão causará a quebra do vidro.

Alternativas

Em vez de vidro, a "Good Housekeeping" recomenda que se usem sacos plásticos ou que se embrulhe a comida em papel de alumínio de uso industrial. Você também pode usar recipientes de plástico compacto, mas também deixe pelo menos 2,5 centímetros de espaço vazio acima da comida para a sua expansão, qualquer que seja o tipo de recipiente usado.

Vidro especial

Segundo o artigo de Evelyn Clayton, "The Do's and Don'ts of Freezing Foods" (O que fazer e não fazer com comida congelada, em tradução livre), algumas tigelas de vidro podem ser usadas para estocar comida congelada, mas não para estocar líquidos. Escolha potes de abertura larga que são feitos para congelamento e para o processo de enlatar comida: eles foram projetados para suportar temperaturas de congelamento e de fervura.

Outras dicas de congelamento

Para melhor sabor e e textura, as comidas congeladas devem ser consumidas em, no máximo, nove meses. Sempre estoque comida para congelar retirando todo o ar, em recipientes seguros e com etiquetas informando o seu conteúdo e a data do congelamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...