Perigos de embalagens de isopor com líquidos quentes

Escrito por lisbeth booth | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos de embalagens de isopor com líquidos quentes
Café é frequentemente vendido em copos de isopor (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Copos de isopor são frequentemente usados para líquidos quentes ou refeições líquidas, como sopas. Enquanto o isopor é extremamente prático, existem algumas preocupações quanto aos potenciais riscos à saúde associados ao material. O isopor é particularmente inseguro quando aquecido ou usado com líquidos quentes, e tem sido associado com alguns tipos de câncer, além de outros problemas de saúde potenciais.

Outras pessoas estão lendo

Poliestireno e a liberação de substâncias

O isopor é na verdade um nome comercial, mas o termo acabou sendo usado para definir qualquer embalagem de alimentos ou bebidas feita de poliestireno. O poliestireno é usado para servir líquidos quentes como sopas ou café, pois ele protege os líquidos da perda de calor e se mantém frio do lado de fora, impedindo que as mãos do consumidor sejam queimadas. Infelizmente, líquidos quentes ou micro-ondas podem fazer com que o isopor derreta ou perca propriedades, causando o vazamento dos produtos químicos benzeno e estireno para o líquido no recipiente, podendo causar problemas de saúde.

Riscos à saúde

Os produtos químicos encontrados no isopor são possivelmente cancerígenos e podem contribuir para diversos cânceres diferentes, incluindo mama e próstata, porem, o câncer não é o único tipo de problema de saúde associado com o poliestireno. O estireno pode imitar as propriedades do hormônio feminino estrogênio e causar problemas de tireoide e irregularidades no ciclo menstrual. A exposição excessiva ao estireno também pode afetar o sistema nervoso central, resultando em fadiga generalizada, dores de cabeça, depressão e problemas nos rins. Outros efeitos da exposição ao estireno incluem irritações na pele e nos olhos, problemas gastrointestinais, hemoglobina e plaquetas em níveis baixos e anormalidades cromossômicas e no sistema linfático.

Risco de queimaduras

Não importa qual o tipo de embalagem que você está usando, sempre deve-se tomar cuidado com a possibilidade de queimaduras envolvendo o líquido quente dentro do copo, tanto em si mesmo quanto à outras pessoas. Como copos de poliestireno se mantem frios no lado de fora, acaba sendo fácil esquecer que existe um líquido extremamente quente em seu interior. Além disso, por serem flexíveis acaba sendo fácil causar derramamentos ao segurar o copo com muita força ou ao tentar tampá-los com uma tampa plástica. Tome cuidado para não derramar seu copo enquanto bebe um líquido quente. Também mantenha seu copo de isopor longe de crianças e animais.

Materiais alternativos

Quando possível, a melhor alternativa ao isopor é um copo ou xícara reutilizável de cerâmica. Como esses copos podem ser lavados e reutilizados, eles possuem um menor impacto ambiental e não soltam nenhum produto químico em sua bebida. Copos de papel com uma camada de cera para impedir vazamentos também são uma boa alternativa, pois apesar de não se manterem tão frios no exterior e não realizarem isolamento térmico, também não liberam produtos químicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível