Recomendações para mobiliar um apartamento

Escrito por mandi rogier Google | Traduzido por aline chaves de andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recomendações para mobiliar um apartamento
Mudar requer muita paciência (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Quando você pisa pela primeira vez em um apartamento novo, os vastos quartos vazios parecem cheios de possibilidades. Mesmo o menor e mais antigo dos apartamentos pode parecer excitante e convidativo enquanto você se prepara para se mudar. Mobiliar um apartamento pode ser uma tarefa emocionante e divertida, especialmente se este for o seu primeiro. Mas esteja você se mudando sozinho pela primeira vez ou pela centésima, selecionar os itens que preencherão sua humilde residência pode fazer toda a diferença e ajudar a transformar uma casa em um lar.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Há tantos tipos de apartamentos quanto de casas. Você pode ter um estúdio, um ou mais quartos... Seu apartamento pode ter um escritório ou gabinete e, caso não tenha, um quarto extra pode ser usado para essa finalidade. Alguns andares térreos têm até características únicas, como lofts ou uma sala montada no porão. Qualquer que seja o tipo de seu apartamento, certifique-se de que saiba todos os detalhes sobre ele antes de realizar a sua mudança. Se estiver se mudando para um apartamento tipo estúdio, você deve preenchê-lo com móveis que possam ser usados de diferentes maneiras. Caso tenha um laptop, uma mesa de jantar pode funcionar também como sua escrivaninha. Um futon pode ser tanto um sofá quanto uma cama. Itens como baús podem ser úteis, pois fornecem espaço para armazenamento e também uma superfície para se colocar fotos e outras peças decorativas. Moradores de apartamentos tipo estúdio devem se concentrar em mobílias aconchegantes e acolhedoras. Conte com sua cama sendo usada também como um sofá para receber seus amigos, já que ela estará na sala. Se tiver um apartamento com um ou mais quartos, a mobília de seu quarto pode ter um toque mais pessoal e privado, pois os visitantes irão raramente, ou nunca, ver esses quartos.

Recomendações para mobiliar um apartamento
Analise todos os detalhes antes de mobiliar o seu apartamento (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Função

A coisa mais importante em um apartamento é, muitas vezes, sua funcionalidade. Até mesmo no maior dos espaços, você quer fazer o melhor uso de cada metro quadrado. Então, é importante usar uma mobília que sirva a uma finalidade. Se estiver começando do zero e comprando móveis novos, você precisará decidir quais atividades do seu cotidiano precisarão ser acomodadas. Partindo do básico, um apartamento bem mobiliado deve ter uma cozinha funcional. Isso significa, no mínimo, um conjunto básico de panelas para cozinhar, bem como pratos, tigelas, copos e talheres. Se gostar de cozinhar refeições mais elaboradas, você pode precisará mobiliar sua cozinha com espaço de armazenamento extra, como prateleiras, gavetas ou balcões com portas e gavetas e organizadores. No mínimo, seu banheiro precisará de toalhas e de uma cortina de chuveiro. Em se tratando do quarto, a mobília mais importante é a cama. Além disso, é bom considerar a ideia de colocar uma cômoda, estantes e criados-mudos. A sala de estar e a de jantar geralmente são as mais difíceis de mobiliar quando se trata de um apartamento. Você tem uma infinidade de opções e deve escolher algo que satisfaça suas necessidades individuais. Se receber convidados frequentemente, você precisará de muitos assentos. Se gostar de televisão, um home theater e pelo menos um sofá ou uma cadeira são um bom começo. Tipos mais intelectuais podem optar por mobiliar essa área com uma mesa, estantes e poltronas confortáveis​​. Famílias com crianças podem precisar colocar prateleiras para brinquedos. Se você tiver um monte de souvenirs e fotos para expor, precisará separar um espaço para eles. Mesinhas, estantes e prateleiras de parede podem servir a esta finalidade.

Recomendações para mobiliar um apartamento
Prateleiras podem organizar ou decorar uma casa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Tamanho

O tamanho de um apartamento desempenha um enorme papel na maneira como ele é mobiliado. Muitos apartamentos têm a sala de estar e jantar unidas. Se você não tiver um escritório, este também pode ser o único espaço disponível para você criar uma área de trabalho ou colocar uma escrivaninha. Em situações como esta, é importante priorizar. Se você não for de dar vários jantares, ou caso viva sozinho, ou com apenas uma pessoa, talvez seja capaz de abrir mão de uma mesa de jantar e simplesmente usar bancos de bar posicionados em frente a um balcão. Se você tiver um laptop, poderá usá-lo sentado em um sofá; dessa forma, não precisará de uma mesa. O tamanho pode causar problemas em se tratando de quartos também. Caso coloque em algum deles uma cama queen, eles perderão todo o seu espaço. Em situações como esta, closets podem ser a solução. Dependendo do seu tamanho e modelo, você pode colocar uma cômoda ou estante em seu interior para compensar pela falta de espaço no cômodo. Há também truques para mobiliar um apartamento pequeno e criar a impressão de que ele é maior. Evite espremer todos os móveis perto das paredes. Colocar alguma mobília no centro da sala e usar figuras decorativas exclusivas podem fazer um quarto parecer muito maior.

Recomendações para mobiliar um apartamento
Analise todos os aspectos ao decorar o seu apartamento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Características

As características com as quais um apartamento vem podem determinar muitas coisas em se tratando de mobília.O primeiro ponto a se a considerar são os aparelhos elétricos. Muitos apartamentos vêm equipados com geladeira e fogão. Alguns ainda contêm máquina de lavar louça e micro-ondas. É importante notar este fato, já que um micro-ondas pode ser um investimento importante se o apartamento não tiver um. Além disso, alguns apresentam uma lavadora e uma secadora. Outros terão uma lavanderia embutida na própria unidade. Se este for o caso, você deve considerar um investimento em uma máquina de lavar e secar roupa, pois isto é geralmente muito mais barato a longo prazo do que usar uma lavanderia. Alguns closets do quarto e de roupa de cama já possuem prateleiras, portanto, eliminam a preocupação de instalá-las após efetuar-se a compra da mobília. Se o seu apartamento tiver uma varanda ou sacada, você pode querer comprar também mobília para essas áreas, especialmente se viver em um clima em que refeições ao ar livre podem ser uma opção interessante.

Recomendações para mobiliar um apartamento
Varandas devem ser muito bem aproveitas, mesmo em se tratando de apartamentos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Considerações

Ao mobiliar o seu apartamento, há muitos fatores a serem considerados, especialmente se este for o seu primeiro apartamento. Nesse caso, você poderá ignorar algumas das coisas mais básicas. Quando você se mudar, deverá levar alguns itens básicos de que precisará antes mesmo de começar a desfazer as malas. Esses itens incluem papel higiênico, papel toalha, sabão, esponjas, tesouras e outros materiais de limpeza. Será mais fácil limpar todas as áreas necessárias antes de colocar todas as suas roupas e mobílias dentro do apartamento. Também é mais fácil pintar antes de se mudar. Então, se isso for algo que planeje fazer, deve programar-se para realizar tal tarefa alguns dias antes de se mudar. Mudar-se para um apartamento novo pode ser um empreendimento caro, por isso, quando se trata de mobílias novas, você pode querer optar pelas mais baratas. Procure em lugares como bazares e vendas de móveis usados. Você também pode procurar por itens baratos em jornais de segunda mão ou mesmo gratuitos, que as pessoas estão querendo doar. Se tiver muita mobília para o seu novo lar, bazares podem ser ótimos lugares para você se livrar de algumas coisas (e conseguir também algum dinheiro extra) antes de iniciar a grande empreitada.

Recomendações para mobiliar um apartamento
Analise todos os aspectos necessários antes de escolher a mobília para o seu novo lar (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível