Como fazer uma reconciliação bancária no SAP

Escrito por victoria gorski | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma reconciliação bancária no SAP
Faça uma reconciliação bancária no SAP (typing on a computer keyboard image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)

O processo de reconciliação bancária no SAP permite que um usuário reconcilie o fluxo de caixa diariamente, a partir do dia anterior. Esse processo pode ser usado para comparar extratos mostrados no sistema com os extratos reais ou comparar registros em relação a balanços gerais e outras informações. O processo pode ser realizado em vários formatos de extratos bancários, mas é geralmente no formato BAI, o formato de extrato mais popular nos EUA. Geralmente, os processos de reconciliação bancária do SAP são realizadas no final do mês, mas podem ser iniciados a qualquer momento, desde que a declaração anterior seja apagada.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Crie um arquivo BAI

  1. 1

    Acesse a transação, abrindo "Tools" (Ferramentas). Selecione a opção "ABAP Workbench" (Workbench ABAP), desça até "Development" (Desenvolvimento) e selecione "ABAP Editor" (Editor ABAP).

  2. 2

    Digite os detalhes necessários para sua empresa, com a ferramenta "ABAP Editor" (Editor ABAP). Os campos "Field Name" (Nome do campo), "Program" (Programa), "Description" (Descrição) e "Action Values" (Valores de ação) devem ser preenchidos. Selecione o símbolo verde de verificação para continuar.

  3. 3

    Selecione a tela "General Test Data for BAI Statements and Create Open Items" (Dados gerais de testes para extratos BAI e criar itens abertos). Preencha a lista e introduza os valores desejados. Clique nas pequenas caixas ao lado de "EOD", "Generate Items" (Gerar itens), "Last w/Diff" (Último com diferença), "With Bank Details" (Com detalhes bancários), "With Ref. Data" (Com dados de referência), "XBLNR", "Generate Items" (Gerar itens) e "Specific" (Específico). Todos esses campos aparecem na ordem cronológica descrita e são confirmados por um símbolo de verificação quando selecionados.

    Preencha o restante das informações com os dados escolhidos -- por exemplo, "EOD File Name" (Nome do arquivo EOD) pode ser "RECON1". Certifique-se de selecionar uma data, como a de ontem.

  4. 4

    Para continuar, clique na seta verde. O arquivo BAI deve ser exibido e gravado no SAP. Ele coloca os itens selecionados em uma das nove contas de compensação da sua conta principal.

    Reconciliação de extrato bancário

  1. 1

    Acesse esse processo, selecionando "Accounting" (Contabilidade) e "Financial Accounting" (Contabilidade Financeira), no menu suspenso. Selecione "Banks" (Bancos), "Input" (Entrada), "Bank Statement" (Extrato bancário) e "Import" (Importar).

  2. 2

    Abra a tela "Bank Statements" (Extratos bancários) e selecione o arquivo BAI. Selecione "Import Data" (Importar dados) da lista e desmarque "Workstation Upload" (Enviar para estação de trabalho). Digite o nome do arquivo no campo "Statement File" (Arquivo de extrato) da etapa anterior e selecione os campos "Print Bank Statement" (Imprimir extrato de banco), "Print Posting Log" (Imprimir registro de informação)" e "Print Statistics" (Estatísticas de impressão).

  3. 3

    Selecione a seta verde para continuar. O SAP deve agora mostrar o extrato bancário criado na seção anterior -- o arquivo BAI -- e terá colocado esses itens na conta principal.

Dicas & Advertências

  • Você já deve ter as informações "House Bank" (Banco da casa), "EDI Partner Profile" (Perfil do Sócio EDI), "Account Symbols" (Símbolos da conta) e "Posting Rules" (Regras de informação) previamente configuradas no SAP (consulte em "Recursos").
  • Você deve excluir a declaração BAI anterior, antes de realizar a reconciliação de um novo banco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível