Como reconhecer riscos potenciais em um salão de cabelereiro

Escrito por cindi pearce | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer riscos potenciais em um salão de cabelereiro
Há muitos riscos à saúde em um salão de beleza (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um salão de cabeleireiro parece ser um lugar benigno, seguro e agradável. A maioria das pessoas não considera os riscos à saúde em salões de beleza, mas deveriam, especialmente aqueles que trabalham nesses locais e são regularmente expostos a esses perigos. Um salão adequadamente ventilado e limpo ajuda a prevenir acidentes e alguma exposição a produtos químicos, mas a exposição não pode ser totalmente eliminada enquanto esses produtos estão em uso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Máscara
  • Luvas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Riscos potenciais

  1. 1

    A exposição repetida a produtos químicos relaxantes de cabelo e agentes de cor pode ser perigosa à saúde. Relaxantes contêm produtos químicos e soda cáustica, bem como solventes. Esses produtos são inalados e também entram no corpo através da pele e podem causar irritação das vias respiratórias, tosse, dermatite, queimaduras e irritação das membranas mucosas. Tantos os clientes quanto aqueles que trabalham no salão de beleza estão em risco quando o uso de produtos químicos está envolvido. Garantir uma ventilação adequada e usar luvas e máscaras ajuda, mas não resolve completamente o problema da exposição a substâncias químicas. Os profissionais dessa área estão em maior risco do que os clientes porque sua exposição é maior.

  2. 2

    Considere os produtos químicos que são usados ​​no tratamento das unhas. Eles contêm resinas, solventes, ácidos e plastificantes. As manicures estão expostas a esses produtos diariamente e devem usar máscaras para se proteger contra sua inalação. O tolueno é um dos químicos presentes no esmalte de unha; ele é usado ​​para criar tintas, corantes, explosivos e tíner. A exposição ao tolueno pode causar fadiga, dores de cabeça e tonturas e isso pode afetar o sistema nervoso central. Ele também irrita o nariz, a garganta e os olhos. Ele pode afetar a capacidade da mulher de se reproduzir. O formaldeído é também usado em esmaltes. A exposição a ele pode causar sintomas de asma, tosse, chiado, dermatites e outras irritações da pele. Ele é um conhecido agente cancerígeno, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. As mulheres grávidas não devem ser expostas ao formaldeído, que é usado no esmalte de unha. Se você sofre de bronquite, fuma, tiver problemas nos pulmões ou for alérgico ao formaldeído, evite esse produto químico completamente. FDB ou ftalato de dibutilo, o qual é utilizado em esmaltes de unha, é um plastificante e pode ser uma toxina de desenvolvimento ou reprodução. Ao fazer as unhas, sua exposição a produtos químicos pode ser baixa, no entanto, não se sabe quais são os efeitos a longo prazo da exposição mesmo de baixo nível. Além disso, se as ferramentas da manicure não forem esterilizadas, você pode desenvolver uma infecção de unha ou fungo.

  3. 3

    Note que as infecções virais, fúngicas e bacterianas, como impetigo, podem ser transmitidas a partir do cabeleireiro para o cliente, ou vice-versa. O cabeleireiro deve rotineiramente lavar as mãos e higienizá-las. Se um cliente tiver um corte ou abrasão sobre o couro cabeludo, é possível que a infecção cruzada ocorra quando o cabeleireiro entra em contato com o corte. Para evitar a infecção cruzada, o cabeleireiro deve verificar o couro cabeludo do cliente antes de prosseguir. As ferramentas devem sempre ser esterilizadas depois de trabalhar em um cliente.

  4. 4

    Descarte resíduos químicos de forma rápida e correta. O contato com os produtos químicos pode ser perigoso à saúde. Não deixe tintas de cabelo e produtos de coloração abertos. Derramamento químico ou a ingestão de um produto de coloração é perigoso. Se houver crianças pequenas no salão, elas podem ser tentadas a enfiar os dedos na mistura e provar. Se você derramar um produto, limpe-o.

  5. 5

    Varra o cabelo molhado imediatamente para que ninguém escorregue no cabelo. A equipe do salão deve ser diligente sobre como manter o piso do salão limpo, seco e livre de cabelos, o que pode causar quedas dos clientes, bem como membros da equipe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível