Mais
×

Como reconhecer sinais de agressividade e controle na linguagem corporal

Quer esteja lidando com um colega de trabalho, um novo amigo ou uma pessoa com quem você gostaria de sair, conseguir ler sua linguagem corporal vai ajudá-la a reconhecer problemas de agressão e controle na personalidade dela antes de investir em qualquer tipo de relacionamento.

Instruções

Se alguém está "na sua cara", ele não precisa falar alto para que você reconheça agressão (Angry Stupid Man image by qhoto.net from Fotolia.com)

    Encare a verdade

  1. Observe a boca e as narinas da pessoa. Mostrar os dentes com desdém e abrir as narinas são sinais de raiva e agressão. Um sorriso é genuíno e submisso quando a pele em volta dos olhos enruga-se ao mesmo tempo.

  2. Preste atenção à área dos olhos e à posição normal das sobrancelhas da pessoa. Sobrancelhas abaixadas e olhos apertados podem indicar dominação ou agressão.

  3. Acautele-se contra o olhar que encara -- um longo e intenso olhar fixo nos seus olhos é usado para intimidar.

    Observe as mãos, por favor

  1. Observe a maneira como ele usa as mãos enquanto fala. Palmas abertas indicam aceitação da outra pessoa. Apontar para a outra pessoa indica agressão, como faz a mão que corta no "golpe do karatê".

  2. Note como ele aperta as mãos -- a sua e as de outras pessoas. A mão dele estará com a palma virada para baixo para exercer controle, com a palma virada para cima, se for submisso, na vertical, se estiver criando igualdade. O aperto de mão duplo, no qual ele usa as duas mãos na sua, também é um método de controle, a menos que seja usado entre duas pessoas que possuem um laço forte.

  3. Ofereça a sua palma da mão para baixo para segurar a mão dele, se estiver em um encontro amoroso. Se ele oferecer a palma da mão para cima para pegar a sua, esse é um sinal de não ameaça. Ele tende a dominar quando sempre vira a sua mão para a posição submissa quando a pega.

    Saia do meu espaço

  1. Estabeleça o seu espaço pessoal posicionando-se a uma distancia confortável em uma conversa. Dê um passo para trás ou para um lado se ele se inclinar ou entrar no seu espaço. Repita a ação se ele entrar no seu espaço pessoal de novo. Ele provavelmente está tentando controlar.

  2. Fique de pé se ele se inclinar sobre você ou tentar fazê-la entrar na conversa enquanto estiver sentada, a menos que haja uma boa razão para isso. Quem estiver na posição mais alta, está no controle.

  3. Recuse-se a iniciar conversa com ele se ele usar a posição de "mãos nas cadeiras" ou a de "pernas abertas", que são sinais de dominação -- ou a atitude intimidante de "apoio na porta" que bloqueia a sua passagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article