on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Recuperação da senha da BIOS do Dell Desktop 320

Atualizado em 20 julho, 2017

Há alguns anos, era possível tirar a bateria da CMOS da placa-mãe para redefinir a senha do BIOS. A memória que era usada para armazenar a senha era volátil, então quando você removia a fonte de energia dela, a senha se perdia. Hoje em dia, o tipo de memória usada para armazenar a senha em computadores como o Dell Optiplex 320 não precisa mais de energia para manter seus dados. Felizmente, a Dell incluiu no Optiplex 320 uma função que permite que você remova a senha caso se esqueça dela.

A placa-mãe do Dell Optiplex 320 possui um jumper que permite redefinir a senha (computer image by Renato Francia from Fotolia.com)

Senha da BIOS

O sistema de entrada e saída básico de um computador (BIOS) é o conjunto de instruções de que ele precisa para se inicializar. O BIOS fornece a informação que o computador precisa para acessar dispositivos como a memória, os discos e o sistema operacional. Muitas configurações dele podem ser personalizadas de acordo com a preferência do usuário e para aumentar a performance do sistema. Para evitar a alteração indevida dessas configurações, a maior parte dos BIOS permite que você defina uma senha. Essa senha não foi feita para proteger o computador, mas para dificultar a alteração da senha do BIOS por alguém que não saiba o que está fazendo.

Loading...

Configuração do BIOS do Optiplex 320

Para acessar a configuração do BIOS de qualquer computador, é preciso entrar nela antes que o sistema operacional comece a carregar. Se você demorar muito, terá que tentar novamente. É claro que se o BIOS tiver uma senha, o sistema operacional não vai carregar até você digitar a senha correta. Para entrar nas configurações do BIOS do Optiplex 320, aperte F2 assim que o logotipo da Dell aparecer na tela. Dentro da tela de configuração do BIOS, é possível ver as informações do sistema, configurar coisas como a ordem das unidades de disco usada para inicialização, alterar parâmetros de performance e configurar a segurança do sistema.

Abrindo o Optiplex 320

Desligue o computador e desconecte a fonte da tomada. Aperte o botão de ligar mais uma vez para aterrar o sistema. Se o gabinete for do tipo mini-torre, deite o computador para a esquerda de quem está de frente para ele. Deslize a trava da tampa que fica no canto superior traseiro do gabinete, levante a borda superior da tampa lateral e retire-a do computador. Se o gabinete for do tipo desktop, o que muda é que não é necessário deitar o computador e você vai retirar a tampa superior, e não a lateral.

Limpar senha

Encontre o jumper da senha na placa-mãe. É um jumper de três pinos com uma marcação "PSWD", próximo à bateria da CMOS. Um pequeno conector plástico estará unindo os pinos um e dois deste jumper. Pegue-o e coloque-o nos pinos dois e três. Nesta posição, a senha fica desabilitada. Monte o computador, ligue os cabos e dê boot no computador. Após ele terminar o boot, desligue-o e reabra o gabinete. Coloque o conector plástico novamente na configuração original, monte e ligue o computador. A senha estará habilitada novamente, mas como não há mais uma senha definida, você poderá definir uma nova ao entrar na configuração da BIOS pela primeira vez.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...