Como se recuperar de lesões dos ligamentos cruzado anterior e colateral medial do joelho

Escrito por erin watson-price | Traduzido por ricardo torres iupi
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Como se recuperar de lesões dos ligamentos cruzado anterior e colateral medial do joelho
Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a recuperar a força e a mobilidade do seu joelho machucado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O ligamento cruzado anterior (LCA) e o colateral medial (LCM) são encontrados no joelho, juntando o osso da coxa ao da perna. De acordo com o site "ACL Recovery", a hiperextensão do joelho, a flexão exagerada, a torção ou saltos podem causar danos a qualquer um desses ligamentos. De fato, a instituição "University of California, San Francisco (UCSF) Medical Center" informa que danos graves ao LCM estão associados a lesões no LCA. Esses ligamentos podem ser distendidos ou rompidos, individualmente ou em conjunto. No entanto, pelo fato da reabilitação e recuperação de uma lesão desses componentes exigirem terapia para todo o joelho, o tratamento é o mesmo. Uma lesão do LCM pode levar no máximo oito semanas para cicatrizar. No caso de uma do LCA, com ou sem complicações do LCM, pode levar até um ano para se recuperar totalmente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Médico
  • Fisioterapeuta
  • Joelheira
  • Muletas

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Instruções

    Recuperando de uma lesão do LCA e do LCM

  1. 1

    Consulte um médico se sentir dor no joelho após uma atividade física, especialmente se a dor for aguda, impedir a amplitude do movimento normal ou for acompanhada por um barulho de estalo. Esses são todos os sintomas possíveis de entorse ou ruptura ligamentar.

  2. 2

    Aplique gelo no joelho e fique de repouso por pelo menos uma semana após a lesão ou cirurgia. Isso permitirá que o inchaço desapareça e os ligamentos se curem. Durante esse período, o médico pode imobilizar seu joelho com gesso ou colocar uma joelheira rígida para restringir o movimento.

  3. 3

    Use muletas para se mover. Elas reduzem a pressão sobre o joelho e previnem que os ligamentos se machuquem novamente durante a reabilitação. Interrompa o uso quando instruído pelo seu fisioterapeuta.

  4. 4

    Consulte um fisioterapeuta. Esse profissional deve avaliar a força da sua perna e do joelho, ajudando-o a escolher os exercícios que aprimorem sua força e a amplitude de movimento com o mínimo de dor. O tratamento fisioterápico pode durar de três a seis meses, dependendo da gravidade da lesão. O número de sessões por semana deve diminuir à medida que aumentar a força do joelho.

  5. 5

    Realize exercícios de reabilitação em casa como indicado pelo seu fisioterapeuta. Execute-os como um suplemento às sessões.

  6. 6

    Retorne à atividade normal, mas não exagere. Embora o repouso seja importante nas fases iniciais, a movimentação é essencial para a recuperação. Faça exercícios leves. Você e seu fisioterapeuta podem decidir quando começar a caminhar por longas distâncias, correr ou praticar esportes novamente. Esteja ciente de que isso poderá levar até um ano.

Dicas & Advertências

  • Não realize exercícios de reabilitação física sem a orientação de um fisioterapeuta. O exercício desavisado pode causar lesões adicionais.

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