Como reduzir custos de produção

Escrito por bert markgraf Google | Traduzido por fernanda m. blauvelt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reduzir custos de produção
A automação pode reduzir os custos de produção (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Companhias de todos os tamanhos têm incentivos de redução de custos para permanecerem competitivas e para aumentarem os lucros. Para aquelas que oferecem bens de consumo, os custos de produção são um fator importante no preço e no desenvolvimento geral. Abordar sua redução inicial de um modo estruturado e colocar no lugar um sistema que continuamente procure por mais economia são meios efetivos de se obter reduções e manter os custos baixos. Tal sistema identifica as fontes de altos custos e desenvolve estratégias para lidar com elas.

Outras pessoas estão lendo

Custos de componentes

Um dos principais custos de produção é o de componentes que formam o produto final. Reduzí-los mesmo que em pouca porcentagem pode ter um impacto substancial na produção. Às vezes, as companhias podem reduzir o seu custo comprando-os em grande quantidade ou substituindo por aqueles mais baratos que ainda satisfaçam os requisitos mínimos. Algumas vezes o desenho irá permitir menos fixadores ou materiais sem afetar a qualidade. Uma revisão de tais possibilidades normalmente resulta na diminuição dos custos da produção.

Mudança de fornecedores

Se o fornecedor dos componentes não estiver disposto a considerar uma redução de preços e não puder oferecer alternativas mais baratas, a companhia pode procurar por novas fontes. Pode-se enviar os requerimentos dos componentes a vários fornecedores em potencial e selecionar aqueles que possuem o melhor valor em termos de combinar as especificações com o preço baixo. Comprar de duas ou três fontes mantém o preço baixo devido à competição.

Mudança de design

Uma estratégia eficaz para reduzir os custos de produção é reprojetar o produto. É necessário identificar as principais características responsáveis pelo seu sucesso no mercado. Outros aspectos podem ser caros, mas podem adicionar pouco valor ao consumidor. Pode-se mudar o design do produto para reduzir os custos eliminando características menos importantes e mantendo as que o consumidor valoriza.

Treinamento de funcionários

Uma companhia avaliando seus custos de produção pode descobrir que os funcionários não estão trabalhando com eficiência ou que lhes falta atenção aos custos, o que os permitiria ajudar nas reduções. Treiná-los para entender como o ciclo de produção funciona e seus papéis na redução de custos coloca-os como parte da solução. Quando são treinados para estarem atentos a como reduzí-los e são informados do progresso, os trabalhadores de linha tornam-se parceiros do processo.

Otimização com tecnologia

A tecnologia pode reduzir custos de duas formas. Ela permite a automatização de certos processos, resultando em melhor consistência e custos reduzidos, e pode ser usada para analisar como o trabalho flui. Muitas já possuem um alto grau de automatização, mas têm considerável extensão para a otimização da fluidez. Programas analisam os processos de produção e identificam os períodos de espera e suas causas. Isso mostra onde materiais e componentes não estão disponíveis quando necessários e permite que as companhias aperfeiçoem a linha de produção, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível