×
Loading ...

Como reduzir o risco de desenvolver diabetes

Excesso de peso, má alimentação e sedentarismo. Esses são os maiores vilões que podem levar uma pessoa a desenvolver a diabetes, que é o aumento da taxa de açúcar no sangue e que, se não for controlada e tratada, pode levar a vários problemas de saúde. A boa notícia é que é possível prevenir este mal. Veja neste artigo como reduzir o risco de desenvolver o diabetes.

Excesso de peso, má alimentação e sedentarismo podem levar uma pessoa a desenvolver a diabetes (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)

Corrigir a dieta

Manter uma alimentação saudável é uma peça saudável para reduzir o risco de desenvolver a diabetes. Controle a ingestão de açúcar, assim como a de farinha branca refinada, como pães, biscoitos e bolos, alimentos que aumentam a taxa glicêmica do sangue, que é o principal exemplo de carboidrato de alto índice glicêmico. Procure evitar o consumo de refrigerantes comuns, molhos prontos, sucos industrializados, embutidos, além e frituras em geral, pois estes alimentos aumentam o risco de desenvolver a diabetes.

Loading...

Controlar o peso

Há muito tempo que se fala da relação entre a obesidade e o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2. Estima-se que indivíduos com sobrepeso ou obesidade têm três vezes mais risco de desenvolver a diabetes, se comparados com a população com o peso considerado normal. A perda de peso promove a diminuição da resistência à insulina e melhora a tolerância a glicose.

Fazer atividades físicas

Todo mundo sabe da infinidade de benefícios que a prática de exercícios físicos traz para a saúde. E não é diferente quando o assunto é diabetes. Fazer atividades físicas diminui a taxa de açúcar no sangue e é uma das melhores maneiras de evitar a diabetes. Isso ocorre porque durante o exercício. O corpo usa o açúcar disponível no sangue para conseguir mais energia e com isso reduz a glicemia e acaba ajudando no controle da doença.

Reduzir a ingestão de gordura

Não é só o consumo de açúcares e de carboidratos que podem levar à diabetes. Estudos mostram que dietas ricas em gordura interferem no receptor de insulina existente na célula. Para o organismo transformar glicose em energia, a insulina precisa se ligar a um receptor ancorado na membrana da célula. Porém, em determinadas situações, esse receptor não funciona como deveria, o que leva à diabetes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...