×
Loading ...

Como registrar os direitos autorais de suas fotos e vendê-las

Atualizado em 22 julho, 2017

Mesmo que as fotografias tenham proteção autoral no momento que são criadas, registrar uma foto pela Fundação Biblioteca Nacional é recomendado. O registro facilita as ações judiciais de violação e pode até recompensar pelo gasto monetário do dono dos direitos em uma disputa legal. Vender as fotografias é um desafio, já que não existem garantias de compradores. Entretanto, trabalho duro, determinação e um pouco de criatividade podem levar um fotógrafo ao sucesso na venda de suas fotos. A maioria dos fotógrafos acha necessário vender suas fotos usando uma variedade de métodos para garantir uma receita estável.

Instruções

Direitos autorais protegem o trabalho dos fotógrafos (diapositive image by Ingrid from Fotolia.com)

    Proteção autoral

  1. Registre a marca usando o formulário online do site da Fundação Biblioteca Nacional (veja em Referências). Esta é a maneira mais fácil e rápida de registrar formalmente uma foto com o escritório de direitos autorais.

    Loading...
  2. Complete o formulário, imprima-o e envie-o, com a cópia da foto para ser registrada, ao escritório de direitos autorais.

  3. Obtenha um formulário de registro em branco e escreva-o à mão se preferir não espalhar informações pela internet. Formulários em branco podem ser requisitados pelo escritório.

    Vendendo fotografias

  1. Trabalhe com um banco de imagens. Os bancos de imagem possuem centenas de fotografias que abastecem a agência com milhares de fotos todos os anos dos mais variados assuntos. A agência tenta vender estas fotos para revistas, propagandas e editores e, então, divide os lucros de cada venda com o fotógrafo. A maioria das agências tem um site que lista seus requerimentos para fotógrafos que queiram unir-se a eles.

  2. Crie um negócio autônomo de fotografia. Torne-se seu próprio chefe e aceite o desafio de encontrar clientes dispostos a comprar fotografias ou a pagar ao fotógrafo para tirar fotos de um projeto específico. Existem vários tipos de fotografia autônoma, incluindo casamentos, comércios, moda e editoriais.

  3. Venda diretamente aos clientes através de um site. Mande uma seleção de fotografias para um site pessoal e ofereça cópias destas fotos. Elas podem ser vendidas em molduras, ou não, ou como cópias eletrônicas.

  4. Venda as fotografias para os maiores pagantes. Use um site como o eBay e liste versões com e sem moldura de suas fotos.

  5. Exiba suas fotografias em uma galeria de arte. Os fotógrafos de belas paisagens perceberão que as galerias de arte são especialmente importantes para vender seu trabalho. Providencie um encontro com diretores de galeria para mostrar seu portfólio de trabalhos que pode ser exposto na galeria. Um fotógrafo também deve ser comissionado por uma galeria para produzir trabalhos diferentes daqueles inclusos no portfólio.

Loading...

Dicas

  • A paciência é vital quando começarem as vendas das fotografias. Leva tempo até encontrar clientes ou garantir meios de revenda.

O que você precisa

  • Computador
  • Conexão à internet
  • Impressora

Recursos

Loading ...
Loading ...