Regras para andar de BMX

Escrito por lauren wise | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras para andar de BMX
Aprenda as regras da modalidade BMX (Courtesy of Photobucket.)

Andar de BMX é uma forma de ciclismo off-road que tem sua origem na mistura entre a bicicleta e o motocross. Este esporte ficou imensamente popular nos últimos 10 anos e continua crescendo entre os fãs de esportes radicais. As regras básicas do BMX abrangem as regulamentações do percurso, o equipamento e os pilotos. Elas foram estabelecidas enquanto o esporte se tornava mais populares, e tratam-se de regras simples, mas rígidas. Atualmente, há um grande número de pequenas regras que podem ser consultadas no manual do BMX.

Outras pessoas estão lendo

História

A modalidade BMX chegou aos EUA vinda da Europa trazida por dois jovens britânicos. Nos anos 1970, eles corriam com suas bicicletas em circuitos de terra no sul da Califórnia. Por ter sido tão influenciada pelo motocross, a arte do BMX consistia em tentar imitar os truques que os motociclistas faziam em suas motos, e que nunca tinham sido vistos em bicicletas. No meio dos anos 1970, as bicicletas BMX e os circuitos começaram a aparecer por toda a Califórnia, e se tornaram bastante populares, em especial entre crianças e adolescentes. No fim dos anos 1970, era possível encontrar campeonatos e competições da modalidade espalhados pelos EUA e Reino Unido. As regras foram criadas durante o crescimento da popularidade do esporte. Durante o início dos anos 1980, foi criada a Federação Internacional de BMX, que organizou o primeiro campeonato mundial da modalidade, em 1982. Em 2003, o BMX se tornou oficialmente uma categoria olímpica.

Importância

O conceito deste esporte é competir em um circuito de uma maneira moderna e complexa que envolve obstáculos intensos, saltos e truques. O BMX vem principalmente do motocross. O freestyle é uma categoria à parte, com uma mentalidade mais intensa. O BMX abriu a porta para diversas categorias de competição ciclística. A modalidade fez fabricantes de bicicletas desenharem modelos exclusivos para a categoria, e criarem um mercado inteiro de produtos para este esporte, incluindo roupas, peças de bicicletas e patrocinadores. Isto só contribuiu ainda mais para a modalidade ganhar respeito e atrair apaixonados por esportes radicais.

Regras para andar de BMX
Modalidade vem primordialmente do motocross

Regras para a corrida de BMX

Eis as regras oficiais da corrida de BMX: 1. Ninguém pode competir ou treinar sem ser registrado oficialmente. 2. Os competidores devem estar prontos para a prova quando sua categoria for chamada. 3. O árbitro da competição tem a palavra final sobre o resultado de qualquer corrida. 4. Quando um piloto calouro não aparece para a prova, ele ganha a denominação "CR", que equivale ao último colocado na corrida. 5. Não é possível substituir um piloto por um representante ou substituto. 6. Pilotos, pais e técnicos não podem falar com as pessoas que estão anotando o resultado da prova. 7. Pilotos podem empurrar suas bicicletas na linha de chegada. 8. O árbitro da prova se reserva o direito de excluir qualquer competidor se ele não se mostrar apto para a prova ou se não tiver espírito esportivo. 9. Qualquer piloto que não tenha sido inscrito em uma bateria receberá o mesmo número de pontos da bateria. 10. Um competidor precisa começar uma corrida para receber a classificação "NT", ou "Não terminou". 11. Qualquer competidor que saiu da pista precisa voltar a ela num local de segurança. 12. Se um piloto saiu da pista e está voltando, ele não pode cortar caminho para ganhar uma posição ou interferir na corrida dos outros competidores. 13. Um competidor não pode de maneira alguma usar seu corpo ou seu equipamento para impedir a projeção de outro competidor, e não pode ter contato corporal.

Regras para os equipamentos das bicicletas

As regras para os equipamentos da bicicleta BMX são as seguintes: 1. A bicicleta deve ter 50 cm de comprimento. 2. Ela pode ser feita para o uso de ambos os sexos. 3. Todas as bicicletas devem ser aprovadas na inspeção de segurança antes de irem para a pista. 4. Os pilotos não podem ter bonés, carteiras ou correntes aparentes ou penduradas na bicicleta. 5. A roupa do competidor não pode ser de material pesado nem pode estar solta no corpo. 6. Suportes para manter a bicicleta de pé, refletores e outros acessórios devem ser retirados. 7. Pedais de borracha ou metal devem ser usados e não podem estar quebrados ou danificados sob nenhuma condição. 8. Os pneus devem estar em boas condições. 9. O guidão deve ter sua extremidade tampada e deve ter aderência. 10. O quadro, o selim e o guidão devem estar firmes e estáveis. 11. Todos os raios devem estar presentes e em boa condição. 12. O guidão não pode ser maior do que 72,3 cm. 13. O piloto deve exibir o número do competidor dado a ele em algum local de seu equipamento.

Regras para andar de BMX
O esporte tem regras especiais

Considerações

As regras listadas acima são as básicas para a competição de BMX. Há um manual da modalidade que cobre todas as regras para os praticantes, a competição e o circuito, então nem todas elas estão neste artigo. Há também regras que se aplicam ao árbitro, à plateia, aos técnicos, categorias, dirigentes e um Código de Conduta. Além disso, se você está pensando em começar na modalidade, certifique-se de que você conhece qual o tipo de bicicleta é mais adequada para diferentes alturas, pesos e gêneros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível