Regras para rolar os dados em "Dungeons & Dragons"

Escrito por stacy zogheib | Traduzido por daniel tamayo
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Regras para rolar os dados em "Dungeons & Dragons"
Dados representam o elemento de probabilidade no D&D; (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O "Dungeons and Dragons" é um RPG de mesa no qual o mestre conta uma história interativa com os jogadores, que tentam resolver quebra-cabeças e derrotar monstros para sobreviver nesse mundo de fantasia. Há muitas regras que regem o jogo no D&D. Quando um elemento ou decisão no jogo depende da sorte, o jogador rola um dado. Dependendo da situação, os jogadores podem rolar dados de 4 a 20 lados.

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Criação do personagem

Os jogadores de D&D rolam um dado no começo do jogo, quando estão criando seus personagens e determinando suas estatísticas inicias. Role seis conjuntos de dados para determinar a força, destreza, constituição, sabedoria, inteligência e carisma do personagem. Isso pode mudar dependendo do número de jogadores no grupo. Um método comum envolve rolar quatro dados e escolher os três maiores números, seis vezes separadamente.

Testes de perícia

Durante um jogo de D&D, seus personagens aprendem perícias que pode usar dentro e fora do combate. Essas perícias incluem observar itens ou monstros escondidos, rolar para fora do alcance dos inimigos, entender tomos arcanos ou roubar os bolsos de alguém. Cada uma dessas ações requer um certo nível de habilidade. Para verificar seu nível, você joga um dado de 20 lados e acrescenta os bônus que tiver. Se você alcançar ou superar o requerido, você foi bem-sucedido em sua tentativa.

Sucesso e falhas críticas

Em testes de perícia ou de ataque, você pode ter um sucesso ou falha críticos. Um teste que dê 20 geralmente leva a um sucesso crítico. Isso significa que, além de ser bem-sucedido em sua tentativa, alguma coisa a mais pode acontecer. Um sucesso crítico em um ataque pode levar a dano extra. Um sucesso crítico em uma perícia faz algo que seria impossível se tornar possível, ou pode fazer você ir além. Uma falha crítica é o oposto. Nas falhas críticas, você automaticamente erra. Isso geralmente acontece quando você tira 1 em um dado de 20 lados.

Dano

Durante o jogo de D&D, você joga dados para determinar quando dano um arma ou ataque infligiu. O número de dados rolados varia, baseado no tipo de ataque. Fatores que afetam o dado incluem a arma usada, como você está usando e o tamanho do seu personagem. Por conta disso, é importante manter o livro de regras perto. Geralmente, os jogadores imprimem fichas dos personagens mostrando exatamente quanto dano cada tipo de ataque inflige, de forma que saibam qual dado rolar.

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