Como regular o compensador de torque do motor de popa?

Escrito por kyle mcbride | Traduzido por lucas ourique
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como regular o compensador de torque do motor de popa?
Ajuste o compensador de torque de seu motor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O compensador de torque ajuda a neutralizar o efeito do torque no vetor do barco. O efeito de torque é um fenômeno criado pela diferente pressão da água em cima e embaixo do propulsor. Quando o propulsor rotaciona na água, a pressão de baixo dele é maior do que a de cima. Isto cria um arrasto maior embaixo que faz a parte de cima do propulsor tentar andar lateralmente na água.

Isto faz um propulsor da direita (com rotação no sentido horário) se mover lateralmente na água, e faz a popa balançar para a direita, fazendo o barco virar nesse sentido enquanto anda. Anular este efeito com o leme não irá solucionar o problema e só será eficiente para fazer o barco se mover em um ângulo oblíquo à direção que a proa está apontando.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ferramentas de mecânica
  • Chave de fenda grande

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine quanto efeito torque está ocorrendo. Teste seu barco em velocidade máxima. Observe quanto o barco vira. Barcos que viram no sentido oposto ao da rotação precisam de mais ângulo no compensador. Barcos que viram no sentido da rotação do propulsor precisam de menos ângulo.

  2. 2

    Pare o barco para ajustar o compensador. Remova o plugue na parte superior da placa que isola a ventilação com uma chave de fenda para ter acesso ao parafuso do compensador de torque.

  3. 3

    Segure o compensador firmemente na posição com a mão e solte o parafuso. Rode o compensador na direção apropriada e, então, aperte o parafuso firmemente. Recoloque o plugue e teste o barco novamente. Observe se o manejo do barco necessita de mais ajustes.

Dicas & Advertências

  • O objetivo deste processo é fazer o barco andar em linha reta quando o leme está na posição de morto (centro) em velocidade máxima. Continue ajustando o compensador até que alcance esse objetivo.
  • Não há fórmula mágica para este ajuste na primeira tentativa. Muitos fatores, incluindo o desenho do barco, podem afetar seu manejo e cada barco ou motor tem uma combinação única.
  • Infelizmente, o único modo de acertar o compensador de torque é na tentativa e erro. Fazer ajustes e testar o motor consome tempo, porém previne que você ajuste demais e force você a gastar mais tempo voltando e reajustando.
  • Dirigir um barco é ruim se o compensador não estiver funcionando, além de ser potencialmente perigoso, podendo causar desperdício de combustível ao andar de lado, e podendo fazer o barco se chocar com as ondas lateralmente, ao invés de fazê-lo com a proa. As ondas podem fazer que as laterais do barco colapsem para dentro, causando movimentos de rolamento incontroláveis e imprevisíveis que podem prejudicar o equipamento e machucar a tripulação, além de ser possível que os passageiros sejam jogados para a popa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível