×
Loading ...

Como reiniciar o computador em um carro para melhorar o desempenho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Às vezes, reiniciar o computador em um carro pode melhorar o desempenho dele, pois limpa a memória do equipamento e o restaura, quase sempre corrigindo os problemas em menor tempo. Se você está redefinindo o computador para apagar a luz de verificação do motor, precisará resolver o problema dela primeiro ou o defeito ocorrerá novamente. Geralmente, reiniciar o computador é mais fácil para os modelos fabricados antes de 1996, mas é possível reiniciá-lo até mesmo em modelos mais novos, com algumas etapas simples e as ferramentas apropriadas.

Instruções

Reiniciar o computador pode melhorar o desempenho e resolver pequenos problemas (new car engine with red trim image by Raxxillion from Fotolia.com)
  1. Abra o capô e utilize a chave inglesa para desligar o terminal negativo da bateria, tomando cuidado para não tocar nos terminais ao mesmo tempo.

    Loading...
  2. Abra o painel de fusíveis, geralmente localizado perto dos pés do motorista e encontre o fusível ECM. Puxe-o e espere 15 minutos. Para modelos mais antigos, isso geralmente apagará os dados do computador. Para os modelos fabricados após 1996, talvez você precise continuar na etapa 4.

  3. Substitua o fusível e ligue novamente a bateria. Verifique se o desempenho melhorou ou se a luz de verificação do motor foi reiniciada. Se não, prossiga com a próxima etapa.

  4. Use uma ferramenta de scanner automotivo para redefinir a memória do computador. Esses equipamentos estão disponíveis na maioria das lojas de autopeças. Consulte o manual do usuário do scanner para obter instruções corretas para redefinir a memória, pois esse procedimento varia entre os modelos.

Loading...

Aviso

  • Se o rádio possui um recurso de bloqueio de segurança ou se o carro é equipado com um sistema de alarme, pode ser necessário redefinir esses sistemas após religar a bateria. Consulte o manual do proprietário para o procedimento adequado.

O que você precisa

  • Chave inglesa
  • Scanner automotivo (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...