Como relaxar ao dar um discurso público

Escrito por lynda moultry belcher | Traduzido por etelvina siegel
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Como relaxar ao dar um discurso público
Existem maneiras de relaxar quando se faz um discurso público (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Falar em público é o suficiente para iniciar um verdadeiro ataque de pânico em algumas pessoas. Porém, em alguns casos, e, particularmente, em algumas escolhas de careira, falar em público faz parte da função. Portanto, é importante ultrapassar esse problema, para poder ter sucesso na carreira que escolheu ou vencer um medo pessoal. Existem maneiras de relaxar enquanto dá um discurso público, a fim de poder desfrutar dessa experiência tanto quanto o público que o está escutando.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Respire fundo várias vezes antes de subir no palco. Ao respirar fundo, puxando todo o diafragma, o influxo de oxigênio exerce um efeito calmante sobre o cérebro. Isto ajuda a sentir-se mais à vontade e preparado para dominar a tarefa. Enquanto aguarda sua vez de discursar, encontre um lugar e respire fundo lentamente, libertando o ar de forma igualmente lenta para lhe ajudar a manter-se calmo.

  2. 2

    Encontre um ponto central, seja atrás da audiência ou no meio dela. Se, por exemplo, tem um membro de sua família ou amigo na audiência para o apoiar, use essa pessoa como ponto central. Para os que o assistem discursar, parecerá que está apenas olhando a multidão. Porém, você pode relaxar, pois tudo o que precisa fazer é focar-se na pessoa que está lhe apoiando e fingir que está falando somente para ela e mais ninguém.

  3. 3

    Lembre-se que a plateia está do seu lado. Muitas vezes, fica difícil relaxar quando se discursa em público, pois você está convencido de que quem está assistindo apenas esperando por um fracasso seu. Isto não poderia estar mais longe da verdade. A plateia apenas lhe escuta discursar por acreditar que você tem algo importante ou interessante a dizer. Portanto, para ajudar a relaxar, mentalize-se que ela está torcendo para que você faça um bom trabalho.

  4. 4

    Mantenha um copo de água no pódio. Sempre que sentir sua ansiedade aumentar, faça uma pausa, beba um gole e respire fundo e retorne ao que estava fazendo. Pense em seu discurso como uma conversa com o público. Você falará um pouco, porém, se precisar parar para beber um pouco de água ou respirar fundo, faça-o e volte à conversa que estava tendo. A hidratação e respiração o ajudarão a se manter concentrado.

  5. 5

    Relaxe os seus membros. Se estiver sentindo-se rígido em palco, então poderá não conseguir entrar em um ritmo durante seu discurso. Deixe os seus braços descansar sobre o pódio ou ao lado, ou, caso se sinta apaixonado ou animado pelo seu tópico, use as suas mãos. Relaxe os ombros e a cara, sorrindo enquanto fala. Embora possa parecer que falar em público vai lhe matar, isso não acontecerá, portanto lembre-se disso e tente desfrutar da mensagem que está passando.

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