Remédios para dores de cabeça durante a gravidez

Escrito por randi cardoza | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para dores de cabeça durante a gravidez
Dores de cabeça durante a gravidez são comuns (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Durante a gravidez, dores de cabeça são comuns no primeiro trimestre por causa do aumento de volume sanguíneo. Elas podem estar relacionadas a uma condição perigosa chamada pré-eclâmpsia. Por isso, pode ser prejudicial ingerir analgésicos sem prescrição médica durante a gravidez, devido aos seus efeitos sobre o feto. Uma alternativa é a prática de tratamentos naturais, tais como acupressão, meditação, exercício e outros, todos os quais podem ser utilizados antes e depois da gravidez também.

Outras pessoas estão lendo

Acupressão

A acupressão é similar à acupuntura, uma vez que se baseia em utilizar os pontos de pressão sobre o corpo para aliviar os sintomas. DrBenKim.com recomenda três pontos de acupressão para ajudar a aliviar dores de cabeça. Aplique uma leve pressão ao esfregar cada uma dessas áreas, em ambos os lados do corpo, com os dedos. Haverá uma dor inicial ao fazer isso, mas diminuirá e se transformará em alívio.

O primeiro ponto de acupressão, GB-20, situa-se na parte de trás do pescoço, pela "primeira grande depressão que você pode sentir abaixo da base do crânio, cerca de dois dedos de distância da linha média do pescoço." O segundo ponto de acupuntura está localizada na têmpora. Para encontrá-lo, "coloque os dedos contra suas têmporas e, em seguida, morda seus molares algumas vezes. Você deve sentir o principal ventre muscular dos seus músculos temporais crescer dentro e fora". O último dos pontos de acupressão recomendado, LI-4, está nas mãos. Aplique pressão no lado oposto, se a dor de cabeça está localizado em um lado específico da sua cabeça. Para encontrar esse ponto de acupressão, use o polegar para sentir o lugar onde o osso do polegar liga-se ao resto da mão.

Meditação

A meditação é um método de concentração elevada e permite que você remova-se mentalmente da vida diária. A meditação pode ser útil para as dores associadas à gravidez e MoonDragon.org recomendam-a como uma forma de aliviar a dor proveniente da gravidez. Em uma sala pouco iluminada, encontre uma posição confortável que você pode manter por cerca de 20 minutos, e concentre seus pensamentos sobre o que você quer realizar durante a sessão. Conforme você concentra seus pensamentos, isso pode ajudar a eliminar o estresse do seu corpo.

Exercício

De acordo com a Clínica Mayo, o exercício libera produtos químicos/endorfinas na corrente sanguínea, e as endorfinas são um analgésico natural (consulte Recursos). Exercícios leves a moderados durante a gravidez são geralmente recomendados pelos médicos, a não ser que você seja fisicamente incapaz ou esteja em repouso no leito. Um curto e rápido passeio pode iniciar o fluxo de suas endorfinas e mandar embora aquela dor de cabeça.

Repouso

A falta de repouso adequado é uma razão comum para dores de cabeça durante a gravidez. Seu corpo está sustentando uma nova vida dentro dele. Assim como quando você está doente ou febril, a reação natural do seu corpo para a energia necessária para fazer crescer o seu bebê é buscar mais descanso. Se você não está recebendo o descanso adequado, isso pode resultar em dores de cabeça tensionais. MayoClinic.com sugere aliviar dores de cabeça relacionadas com a gravidez, pondo de lado o tempo durante o dia para sustentar os pés para cima e relaxar em um quarto escuro, se você não pode tirar um cochilo. Cochilar seria mais eficaz, por isso, se você puder, tirar uma soneca durante o dia.

Último recurso

Se você é resistente ao uso de drogas sem prescrição médica, mas nenhum desses remédios naturais parecem ajudar a se livrar de sua dor de cabeça, o paracetamol é seguro para tomar durante a gravidez. No entanto, a dosagem recomendada é de um comprimido. As compressas frias podem ser usadas também, desde que sejam aplicadas à área em que a dor é localizada. O frio ajuda a reduzir a inflamação ou inchaço interno que faz com que as dores de cabeça apareçam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível