Como remodelar os músculos abdominais após a histerectomia

Escrito por jennifer shakeel | Traduzido por fabiana silva
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A histerectomia é um procedimento cirúrgico de grande porte que pode enfraquecer os músculos da parede abdominal. É importante devolver o tônus muscular e remodelar o abdômen para evitar outras complicações e ganho de peso indesejado. Para isso, adote uma alimentação saudável e faça exercícios corretamente. A ingestão diária de água é importante para uma dieta equilibrada. As atividades específicas para remodelar os músculos após uma histerectomia incluem caminhadas em superfícies planas e exercícios abdominais. Os médicos também podem recomendar o uso de cintas ou faixas abdominais para manter os músculos estomacais no lugar até a recuperação no tônus normal.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Garrafa de água
  • Tapete de ioga
  • Tênis
  • Cinta

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Instruções

  1. 1

    Beba muita água para evitar ficar inchado e desidratado. A quantidade recomendada de ingestão diária é de, no mínimo, 2 litros. Após a histerectomia, a maioria das mulheres tende a ter retenção de água, mas isso ocorre devido à má hidratação. Você descobrirá que beber água ajuda a eliminar todo o líquido extra que está retendo.

  2. 2

    Tenha uma alimentação equilibrada. Como acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico, é importante manter hábitos alimentares saudáveis. A dieta certa ajudará na rápida cicatrização da incisão e a manter os músculos abdominais tonificados e no lugar.

  3. 3

    Programe um tempo para realizar uma caminhada diária. É importante andar, no mínimo, 30 minutos por dia em uma superfície plana e seca. Isso ajudará a tonificar todos os músculos.

    Ao caminhar, certifique-se de contrair o abdômen. Não há problemas em relaxar os músculos abdominais quando se está descansando, mas durante o exercício é melhor mantê-los bem esticados. Se não puder caminhar ao ar livre, vá a um grande shopping center ou loja de departamento.

  4. 4

    Pratique vários exercícios abdominais. Os mais benéficos para os músculos do abdômen são aqueles em que você deita de costas no chão e se movimenta na direção dos joelhos dobrados.

    Os exercícios que trabalham os músculos reto abdominais são realizados com as costas no chão e os joelhos flexionados. Contraia e mantenha assim o abdômen. Deixe os braços em uma posição confortável, levante a cabeça, o pescoço e os ombros de modo que consiga olhar para os joelhos. Mantenha essa posição e, em seguida, abaixe-se lentamente até encostar totalmente no chão. Repita de cinco a dez vezes, duas vezes por dia.

  5. 5

    Use uma cinta ou faixa abdominal. Qualquer um deles ajudará quando os músculos estiverem muito fracos ou não respondendo rapidamente aos exercícios.

    A cinta é simplesmente uma peça de vestuário usada como uma roupa íntima composta por uma quantidade maior de lycra para dar suporte ao abdômen. Elas o apertam e ajudam a segurar os músculos do estômago, contribuindo, dessa forma, para remodelá-los. Uma faixa abdominal é uma ligadura elástica colocada ao redor do abdômen e é presa por um velcro. Elas podem ser usadas imediatamente após a cirurgia. As cintas e faixas são baratas e fáceis de encontrar.

Dicas & Advertências

  • Preste atenção aos sinais do seu corpo e não exceda seus limites. Se precisar de ajuda, combine com uma amiga para se exercitarem juntas.

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