Como remover barreiras de comunicação nas empresas

Escrito por angie oney | Traduzido por maria clara cavalcanti
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Como remover barreiras de comunicação nas empresas
Remover barreiras de comunicação causará um ambiente de trabalho positivo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Os estilos de comunicação nas empresas mudaram drasticamente ao longo do último século. A gestão não mais dita todas as práticas de trabalho, iniciativas de venda ou ideias de produtividade. Em vez disso, busca envolver os funcionários nas tomadas de decisão e solicita novas ideias abertamente, tornando a habilidade efetiva de diálogo especialmente importante nos locais de trabalho de hoje em dia. Aprender tal competência irá diminuir mal-entendidos e levantar o moral por remover as barreiras comunicativas. De acordo com o site Reference for Business, a comunicação deve ser "aberta, oportuna, completa e precisa" para que uma organização funcione eficaz e proveitosamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Administre andando por aí

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    Interaja com os funcionários de todos os níveis do negócio. Os gestores poderão entender melhor as atividades do dia a dia da empresa se interagirem diretamente com os trabalhadores.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    Para uma gestão eficaz, é importante manter boas relações com toda a equipe (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
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    Converse com os funcionários individualmente para compreender o trabalho que realizam. Convide-os para que falem sobre questões de segurança, sugestões para aumentar a produtividade, ou quaisquer preocupações.

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    Escute atentamente as preocupações dos trabalhadores e tome nota.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    Valorize a fala dos colegas de trabalho -- dê atenção quando falam (Media Bank/Photos.com/Getty Images)
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    Responda com sinceridade às preocupações. Os funcionários não esperam que você tenha todas as respostas imediatamente, mas desejam serem ouvidos para que possam trabalhar juntos na resolução dos problemas apontados.

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    Discuta a solução das inquietações enquanto acompanha os funcionários. Pergunte se eles compreendem a resolução dada ou se possuem sugestões para melhorá-la. Se existe o entendimento, é mais provável que eles atuem como defensores da mudança, encorajando os colegas a abraçá-la.

    Habilidades de conversação

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    Use uma linguagem específica. O uso de termos extremamente técnicos, jargões e palavras mal empregadas impedem a comunicação nos negócios. Entender quem é o seu público ajuda a eliminar bloqueios de comunicação.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    Quando o vocabulário é pouco usual, pode comprometer a transmissão da mensagem (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
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    Faça perguntas. Pense em questões esclarecedoras para assegurar que o receptor da mensagem entendeu o que você quis dizer. Perguntas com final aberto irão permitir que ocorra um diálogo, pois encorajam uma conversa bilateral.

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    Observe a linguagem corporal. Se o corpo de uma pessoa passa uma mensagem que é inconsistente com a palavra falada, inicie um diálogo. Diga o que você observou e pergunte se o ponto de vista dela sobre a conversa é correto. Não faça suposições baseado-se apenas na linguagem corporal -- nem todo mundo se porta da mesma maneira.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    A linguagem corporal é uma forma não verbal de comunicação (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Habilidades de escuta

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    Remova quaisquer distrações. Coloque o celular no modo silencioso, feche a porta e pare de ler e-mails. O ambiente de trabalho da atualidade força as pessoas a fazerem múltiplas tarefas. Se você não eliminar as distrações enquanto fala, o significado de sua mensagem pode não ser bem compreendido.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    Muitas tarefas podem tirar a atenção do conteúdo a ser passado (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)
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    Mantenha contato visual com quem você estiver falando. Esta técnica auxilia o seu interlocutor a entender a mensagem e a focar na conversação.

    Como remover barreiras de comunicação nas empresas
    Contato visual -- excelente forma de atrair atenção para o diálogo e facilitar o entendimento (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
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    Escute com atenção. Não fique rebatendo as afirmações nem interrompa quem fala. Permitir que alguém conclua seus pensamentos e retransmita sua mensagem manterá a conversa no caminho certo.

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    Usando outras palavras, repita o teor do diálogo para verificar se o mesmo foi compreendido. Isso permite que a pessoa que emite a mensagem escute sua interpretação do que ela acabou de dizer. Se o que você escutou for inconsistente com o que ela gostaria de transmitir, o mal-entendido pode ser solucionado.

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    Pergunte. Se você é o receptor de uma mensagem, faça questionamentos para esclarecer o significado. Tal ação removerá obstáculos comunicativos. Peça explicações de jargões ou termos técnicos.

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