Mais
×

Como remover respingos de tinta do cimento

Atualizado em 21 novembro, 2016

Geralmente, respingos de tinta em pisos e calçadas de concreto é algo que você consegue evitar. Se o chão for coberto com um tapete ou com uma cobertura de plástico antes de você começar a pintura, seu piso ficará bem protegido; mesmo assim, acidentes podem acontecer. Seu piso pode acabar sujo por causa de respingos ou de alguma tinta que escorreu sem você perceber. Essas manchas podem até ter sido causadas por outra pessoa, como, por exemplo, por trabalhadores da prefeitura fazendo reformas na sua rua. Não importa onde essa tinta está e de onde ela veio, tirar as manchas pode se tornar um grande problema. No entanto, existem alguns passos que você pode seguir que ajudarão a limpar as manchas do seu piso de cimento, ou pelo menos a maioria delas.

Instruções

Mesmo com todos os cuidados na hora de pintar uma parede, o seu piso pode acabar com respingos de tinta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe os respingos o mais rápido possível. Quanto mais cedo encontrar a mancha, mais fácil será para removê-la. Normalmente, se você limpar a tinta assim que ela caiu no concreto, uma simples combinação de panos, água e uma escova resolverão o problema. Movimente a escova e os panos em movimentos circulares, e não de vai e vem; isso evita que a tinta se espalhe. Se esse método não funcionar, siga os passos a seguir.

  2. Consiga uma lavadora à pressão. Geralmente, essa máquina consegue remover as manchas de tinta fresca do cimento. Logo, se você tiver acesso a uma dessas lavadoras, é uma boa ideia tentar usá-la. No entanto, ela pode ou não funcionar e você não deve esquecer de remover a água o mais rápido possível do piso, usando um aspirador de líquidos.

  3. Use um removedor industrial de tinta para concreto/alvenaria. Você encontra esses removedores em lojas de ferragem, e eles podem ser bem fortes. Certifique-se de que a área a ser trabalhada é muito bem ventilada antes de usar um desses removedores. Lembre, também, de usar óculos e luvas de proteção quando for manusear o produto. Coloque um pouco do produto sobre a mancha e use um escovão de aço para trabalhá-lo na superfície. Se você estiver preocupado que o escovão de aço possa danificar ou arranhar a superfície do cimento, use uma escova de plástico.

  4. Use um raspador de plástico para remover pedaços grande de tinta. A essa altura, ela já deve estar se soltando.

  5. Tire o resto do removedor do piso usando um aspirador de líquidos e um esfregão. Se a mancha ainda estiver visível, repita todos os passos de limpeza, começando pelo número 2 ou 3.

Aviso

  • Os produtos químicos recomendados aqui podem ser muito fortes, então tenha certeza de que está comprando o produto certo para as suas necessidades. Você também pode conversar com os vendedores da loja de ferragens escolhida para descobrir a melhor maneira de tirar a tinta de sua superfície em particular.

O que você precisa

  • Raspador plástico de tinta
  • Removedor industrial de tinta para concreto/alvenaria
  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Escovão de aço
  • Mangueira
  • Lavadora de pressão (se possível)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article