Mais
×

Como reparar um vazamento em CPAP que não é do tipo máscara

Atualizado em 17 abril, 2017

Algumas máscaras de pressão positiva contínua das vias aéreas (Continuous Positive Airway Pressure - CPAP, em inglês) não são realmente máscaras. Em vez de cobrir o nariz e a boca, essas máscaras de CPAP enviam ar pressurizado diretamente através de cada narina através de um par de "puffs nasais" ou "almofadas nasais". Estas interfaces são projetadas para serem menos propensas a vazamentos do que as máscaras, mas elas ainda podem vazar. Se você está tendo esse problema, tente algumas coisas simples para acabar com esses incômodos.

Instruções

O CPAP requer seus devidos cuidados (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Verifique se suas almofadas nasais são do tamanho certo. Elas normalmente vêm em tamanhos pequenos, médios e grandes para alojar narinas de diferentes tamanhos. Se forem muito grandes ou pequenas, elas não se ajustarão adequadamente e existirão vazamentos em torno de seu nariz. Peça ao seu médico ou enfermeira para dimensionar da maneira correta suas almofadas nasais.

  2. Verifique se o capacete está no tamanho correto. As alças devem segurar as almofadas nasais firme e confortavelmente contra seu nariz. Se ficar muito solto, aperte-o usando os acessórios de velcro nas alças.

  3. Substitua as suas almofadas nasais depois de seis meses ou se estiverem vazando. Elas são feitas de silicone, que perde a sua capacidade de resistência após exposição prolongada à oleosidade da pele.

  4. Verifique que as almofadas nasais são devidamente ligadas ao resto da interface nasal. Elas são projetadas para serem substituíveis, então fique atento para quando ficarem frouxas.

  5. Certifique-se de que você tem um vazamento. Assim como máscaras faciais e nasais, as interfaces nasais precisam expulsar o ar quando você não está realmente inalando. Só porque o ar está saindo de alguns furos na parte frontal do dispositivo, não significa que ele esteja vazando.

Dicas

  • O CPAP PRO é um tipo especial de interface nasal em que as almofadas nasais estão ligadas a tubos fixados a um suporte sobre um dispositivo dental. A distância do seu nariz para os tubos é ajustável, e se ele estiver muito longe, sua máscara pode vazar.
  • Se estes passos não corrigirem o vazamento, marque uma consulta com seu terapeuta respiratório. Não é incomum qualquer tipo de equipamento precisar de reajustes após o uso prolongado e seu terapeuta terá o conhecimento e os suprimentos necessários para fazer o trabalho de forma correta.

Aviso

  • Apneia obstrutiva do sono é uma condição perigosa. Não pare o tratamento com CPAP sem consultar o seu médico.
  • Vazamentos em excesso podem fazer certos tipos de CPAP soarem um alarme ou desligarem. Veja seu terapeuta respiratório o mais rápido possível caso você esteja tendo algum destes problemas.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article