Repelentes ultrassônicos e animais

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Repelentes ultrassônicos e animais
Qualquer som capaz de repelir pragas também irritará animais de estimação (the rat on the cheese sandwich image by Oleg Sviridov from Fotolia.com)

Dispositivos ultrassônicos de controle de pragas produzem um som estridente, que tem a intenção de ser audível apenas para as pragas. Apesar de destinado a conduzir os insetos, roedores e outras pragas para longe, esses dispositivos também podem afetar outros animais. Muitos proprietários se perguntam se é seguro usar esse tipo de método de controle de pragas próximo de seus animais de estimação, especialmente roedores ou invertebrados.

Outras pessoas estão lendo

Alcance

De acordo com a Universidade Estadual de Washington, os sons de dispositivos de controle de pragas ultrassônicos não alcançam longe. Eles perdem cerca de metade de sua energia dentro de quatro metros e meio e são ineficazes depois de nove metros. Os objetos colocados no caminho do som, tais como sofás ou mesas, podem também bloquear os efeitos do dispositivo. Isso permite que pragas animais se escondam atrás de grandes mobílias para evitar o som. Roedores já são propensos a correr ao longo das paredes e sob móveis para proteção contra predadores, o que diminui a eficácia da maioria dos repelentes ultrassônicos.

Repelentes ultrassônicos e animais
Repelentes ultrassônicos não são tão eficientes (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Frequências

De acordo com o site Rat Behavior, as frequências ultrassônicas são sons acima de 20 kHz (ou kilohertz, uma medida de frequências de rádio), valor maior do que qualquer som que um ser humano possa ouvir. Ratos e outros roedores são capazes de ouvir até cerca de 90 kHz. Os cães podem ouvir até 40 kHz e gatos até 60 kHz. Isso significa que muitas das frequências ultrassônicas que podem ser ouvidas por pragas animais também podem ser ouvidas por animais de estimação em casa, especialmente se eles estão relacionados com as pragas que os proprietários desejam expulsar.

Repelentes ultrassônicos e animais
Animais domésticos podem escutar repelentes ultrassônicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Eficácia

Dispositivos de ultrassom não foram demonstrados eficazes contra as pragas. De acordo com a Universidade do Estado de Washington, se um som ou frequência não incomoda os seres humanos ou animais de estimação, é improvável que as pragas se incomodem. O site Rat Behavior afirma que o ultrassom não funciona melhor em repelir ratos selvagens e outras pragas do que sons audíveis. Qualquer som forte o suficiente para repelir pragas também pode perturbar animais de estimação como gerbos, hamsters e ratos domésticos.

Repelentes ultrassônicos e animais
Repelentes ultrassônicos são como sons audiveis (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Habituação

Mesmo os sons irritantes podem não ser eficazes. De acordo com o Rat Behavior, roedores rapidamente se acostumam a barulhos repetidos. Enquanto o ultrassom repelente de pragas pode ser surpreendente à primeira vista, camundongos e ratos costumam retornar às suas rotinas uma vez que eles percebem que os sons não podem prejudicá-los. Embora essa seja uma boa notícia para os donos de animais roedores, é uma má notícia para os proprietários que querem se livrar de suas pragas.

Repelentes ultrassônicos e animais
Os camundongos e ratos costumam retornar às suas rotinas uma vez que eles percebem que os sons não podem prejudicá-los (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Considerações

É possível utilizar ultrassons para criar danos neurológicos, mas isso requer uma extrema intensidade de som. De acordo com o Rat Behavior, um aparelho de ultrassom capaz de causar convulsões e lesões em animais de praga também iria fazê-lo em humanos, gatos, cães e outros animais domésticos. Dispositivos de controle de pragas comerciais usam sons menos intensos.

Repelentes ultrassônicos e animais
É possível causar danos com sons ultrassônicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível