Reprodução de camarões

Escrito por jennifer walker | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reprodução de camarões
O camarão se reproduz muito rapidamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A maioria das pessoas estão familiarizadas com as variedades de camarões que veem em seus pratos, mas o termo "camarão" é um termo genérico para referir-se a qualquer uma das mais de 2000 espécies de pequenos animais aquáticos (com a espessura de uma unha e mais de 20 cm de comprimento). Camarões são da mesma família dos caranguejos, lagostas e lagostins e vivem em diferentes tipos de climas, corpos d'água e habitats. Como os camarões procriam rapidamente, eles podem ser colhidos com mais frequência que outras espécies de animais. No entanto, mesmo a pesca de camarão tem seus limites, pios já existem alguns lugares no mundo que apresentam sinais de superexploração.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A reprodução do camarão começa logo após a muda de exoesqueleto da fêmea. Em algumas espécies, um camarão macho sai à procura de uma fêmea que está pronta para fazer a muda e a defende para si até que esteja pronta, guardando-a dos outros machos. Quando ela estiver pronta, o casal se posiciona e copula por alguns segundos e depois vão nadar juntos por horas ou até dias. Em outras, o macho é aparentemente incapaz de reconhecer uma fêmea em pré-muda (ou considera isso desnecessário). Em vez disso, ele interage com as fêmeas até encontrar uma que esteja pronta para acasalar. Nesses casos, o macho e a fêmea separam-se logo após a cópula. Durante a cópula, a fêmea produz uma massa gelatinosa que mantém entre seus quatro pares de patas para que o macho deposite o esperma ali. Depois, a fêmea põe cerca de 15.000 ovos na massa gelatinosa para que o esperma os fertilize. Na maioria das espécies, a fêmea cuida dos ovos fecundados numa bolsa chamada câmara de criação, que fica sob sua cauda. Algumas espécies, porém, dispersam seus ovos na água para que as crias se desenvolvam independentemente.

Período de tempo

Quando os ovos eclodem, eles produzem larvas vagantes. Elas passam por muitas mudanças de forma à medida que crescem e trocam de pele várias vezes até desenvolverem um corpo adulto. Uma vez que a transformação for completada e as larvas já estão adultas (um processo que demora de 30 a 160 dias, dependendo da espécie), o jovem camarão já está sexualmente maduro e é capaz de se reproduzir.

Geografia

Os camarões são encontrados em todos os oceanos em todo o mundo, lagos e córregos de água doce. A maioria das espécies que vivem em mar aberto moram perto da superfície, mas alguns são encontrados no fundo do oceano ou em corais.

Função

Os camarões não são um prato popular e delicioso só para os humanos, mas são uma parte importante da cadeia alimentar em seu habitat natural. Os camarões são alimento para vários outros animais e eles, por sua vez, comem micro-organismos na água e pedaços de organismos marinhos mortos no fundo do oceano. Todos os anos, são colhidas milhões de toneladas de camarão da natureza e de cultivos de camarão e, por isso, é venturoso o fato deles se reproduzirem tão rapidamente.

Fatores de risco

Se a taxa de captura de camarões ultrapassar sua capacidade de reprodução, haverá um défice de camarão para o consumo humano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível