×
Loading ...

Como resetar os códigos em um Subaru

Atualizado em 19 julho, 2017

Existem vários códigos de diagnóstico de defeitos que podem acender a luz "checar sistema" em um Subaru. Qualquer Subaru produzido a partir de 1996 possui OBDII (sistema diagnóstico on-board 2). Muitas lojas de peças ou oficinais locais podem escanear e ler os códigos em seu Subaru de graça com a esperança de que você compre peças, ou conserte seu veículo com eles. Hoje em dia, leitores de código portáteis e formatadores podem ser comprados (entre R$ 80 e R$ 100) em várias lojas de peças locais (ou lojas online) para quem gosta de por a mão na massa.

Instruções

Subaru (subaru wrx sti image by Jorge Moro from Fotolia.com)

    Seção 1

  1. Localize o DLC (conector do link de diagnóstico) no seu Subaru. Ele está localizado embaixo do painel de instrumentos, no lado do motorista, e é de forma trapezoide, cerca de 5 cm de diâmetro.

    Loading...
    painel de instrumentos (full dashboard image by alwayspp from Fotolia.com)
  2. Plugue o leitor/formatador de códigos no DLC e vire a chave de ignição para a posição de chave ligada. O leitor/formatador acenderá, utilizando a força da bateria do Subaru.

    chave (Car Key image by MarFot from Fotolia.com)
  3. Verifique o display do leitor/formatador de código. Você verá várias opções, que você pode mover para cima e para baixo usando os botões de rolagem na face do leitor.

    reader (card reader image by leafy from Fotolia.com)
  4. Vá para a opção "formatar códigos" ou "apagar códigos", e pressione o botão "Enter" no leitor. Pode ser que ele pergunte se você realmente quer apagar. Em caso positivo, selecione "SIM" e pressione "Enter" novamente, se necessário. Será enviado um comando para o computador, o que poderá levar alguns segundos. Uma vez que a tela mostrar as palavras "comando enviado", o código será apagado.

    painel (dashboard with speed meter image by robert paul van beets from Fotolia.com)
  5. Ligue o Subaru e cheque a central de informações do painel de instrumentos, para ter certeza de que a luz "checar sistema" está desligada. Desligue o Subaru e desconecte o leitor/formatador de código.

    veículo subaru (headlight 1 image by Alx from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Selecionar as opções "códigos de leitura" ou "códigos de exibição" no leitor é aconselhável. Simplesmente apagando um DTC, você não está realmente resolvendo o problema. Estes leitores de código portáteis são úteis para resetar DTCs após a realização do conserto. Eles fornecerão informações valiosas, determinando os reparos necessários e reduzindo o tempo gasto para diagnosticar problemas. Apagar códigos no Subaru reseta os monitores de IM, o que é necessário. Quando o processo se aproximar da conclusão, o monitor IM irá detectar o problema subjacente e provavelmente irá re-acionar o DTC, e a luz "checar sistema" vai voltar a acender no painel. Antes de comprar um leitor de código/formatador, verifique se ele oferece a opção de formatar. Existem alguns modelos portáteis mais baratos que simplesmente leem códigos e não oferecem essa opção. Um método mais acessível para formatar códigos no seu Subaru é remover o polo negativo da bateria durante um período de cinco minutos. No entanto, além de não alertá-lo para o código que está acionando o DTC, só irá resolver temporariamente o problema.

Recursos

Loading ...
Loading ...