Mais
×

Como retirar o mau cheiro de lava-louças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As lava-louças acumulam mais sujeira e bactérias que qualquer outro eletrodoméstico da sua casa. Com pratos sujos que ficam por dias e partículas pequenas de alimentos que se prendem nos filtros, não é de se surpreender que o odor se desenvolva. Se a sua lava-louça tiver um cheiro desagradável quando vazia, é o momento para uma limpeza completa. Esse procedimento não somente acaba com o mau cheiro, mas aumenta a eficácia do equipamento.

Instruções

Uma limpeza periódica previne os maus cheiros na sua lava-louça (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Encha a pia da cozinha até a metade com água morna e acrescente de duas a três colheres de chá de detergente. Insira a escova de dente nesse líquido e mexa até que se formem bolhas de sabão.

  2. Abra a porta da lava-louça e localize a borracha que fica dentro do perímetro da máquina ou, às vezes, ao redor da própria porta. Esfregue com delicadeza toda a peça com a escova de dente, removendo sujeiras que ficaram presas.

  3. Ponha a esponja na água com sabão e esprema o excesso. Depois, esfregue-a dentro da porta.

  4. Tire o cesto inferior da lava-louça para abrir espaço. Ajoelhe-se em frente à máquina para tentar alcançar o centro dela. Com um papel toalha, retire qualquer vidro ou partículas de comida presas no ralo. Limpe-o com uma esponja, até que esteja totalmente limpo.

  5. Despeje um copo de vinagre branco no ralo e recoloque o cesto inferior. Se houver pratos na máquina, retire-os.

  6. Ajuste a lava-louça para lavar num ciclo normal e espere até que finalize. O vinagre dentro do equipamento matará quaisquer bactérias e removerá os odores.

Dicas

  • Se o odor persistir e você notar uma drenagem lenta, ligue para o encanador para que ele observe o ralo e os canos, buscando por entupimentos.

O que você precisa

  • Água
  • Detergente
  • Escova de dente
  • Esponja levemente abrasiva
  • Papel toalha
  • Vinagre branco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article