Mais
×

Como fazer uma roda de madeira de brinquedo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Rodas perfeitamente redondas são o ideal para o bom funcionamento de um brinquedo de madeira. Há muitas maneiras de se obter uma roda bem feita. Tornos, serras e fresadoras podem ser usados ​​obtendo-se bons resultados. Uma maneira simples de conseguir os resultados desejados é utilizando ferramentas que você tenha em casa. Elas produzem rodas perfeitas, praticamente de qualquer tamanho, de forma rápida e barata.

Instruções

Fazer rodas para brinquedos de madeira pode ser rápido e fácil (wooden car over parquet image by Julija Sapic from Fotolia.com)

    Etapas

  1. Decida o tamanho ideal das rodas para seu brinquedo. Lembre-se de levar em consideração o eixo de encaixe e quaisquer possíveis obstáculos ao escolher o tamanho da roda. Faça-as grandes o suficiente, mas também mantendo-as na mesma escala que o restante do brinquedo.

  2. Pegue um pedaço de compensado de madeira ou madeira sólida e macia, como a de pinheiro, grande o suficiente para cortar quantas rodas forem necessárias para o seu brinquedo. Escolha uma broca-copo do tamanho certo para as suas rodas. Encaixe-a na furadeira e aperte o mandril. Prenda sua madeira a uma superfície plana e firme, com a parte que pretende cortar para fazer a roda longe da sua superfície de trabalho para evitar estragá-la.

  3. Corte a roda a partir do pedaço de madeira com a broca-copo. Defina onde você quer que seja o centro de sua roda. Ao cortar, segure a furadeira constantemente para evitar que ela escape e coloque-a em alta velocidade para obter um corte mais regular. Aplique uma pressão constante e mantenha a furadeira na vertical ao cortar a tábua, permitindo que a broca corte naturalmente sem forçá-la contra a madeira para não perfurar o outro lado do material.

  4. Retire a roda da broca usando uma chave de fenda ou outra ferramenta estreita. Empurre a chave de fenda através dos orifícios na parte de trás da serra contra a roda para pressioná-la a partir da broca. Não toque na lâmina da serra com as mãos até que ela esfrie. Repita esse processo para fazer quantas rodas precisar. Mude a madeira de posição para cada roda que for cortar, de modo que a área que estiver cortando não esteja sobre a superfície de trabalho, para evitar danificá-la.

  5. Lixe as bordas e a superfície da roda e deixe-a mais regular. Utilize uma fresadora para conseguir um bom acabamento.

  6. Prenda as rodas nos seus brinquedos com um eixo de meio centímetro através do furo no centro da roda. Cole o eixo com cola de madeira. Espere a cola secar completamente antes de utilizar o brinquedo.

O que você precisa

  • Madeira compensada ou placa de pinheiro
  • Furadeira
  • Broca-copo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article