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Como roubar a clientela de seus concorrentes

O mundo dos negócios é, por vezes, egoísta, exigindo que você se concentre em seus próprios interesses para sobreviver ou permanecer no topo. Combinando jogadas de marketing, referências e os próprios comentários de seus clientes, é possível atrair novos fregueses. Tomar os clientes da sua concorrência é permitido, desde que você faça isso legal e profissionalmente, sem usar métodos desleais. Para atrair novos clientes, você deve oferecer algo maior, melhor, mais valioso e mais barato do que seu concorrente.

Instruções

Cuidados especiais podem levar os clientes do seu concorrente a escolher você (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Ofereça um produto ou serviço essencial, estude o que o seu concorrente vende e ofereça algo melhor. Por exemplo, fabricantes de celulares fazem isso frequentemente, criando aparelhos com tecnologias avançadas, vida de bateria maior ou funções multitarefas.

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  2. Crie uma necessidade que os consumidores não sabem que têm ou algo que vá além de suas expectativas. Restaurantes e lanchonetes conseguem isso disponibilizando conexão Wi-Fi gratuita, que pode atrair vários estudantes e pessoas que não têm acesso à Internet em casa. Empresas que vendem leitores e-books também criaram uma nova necessidade de leitores de livros digitais com funções similares às de tablets.

  3. Destaque testemunhos de clientes. Os clientes que utilizam os serviços da concorrência são mais propensos a acreditar em seus clientes do que em você. Encontre maneiras inteligentes de utilizar os comentários de seus clientes. Algumas ideias incluem a criação de uma página em seu site para mostrar as opiniões ou uma conta de rede social onde os clientes possam fornecer comentários positivos. Você também pode permitir que blogueiros da área experimentem o seu produto gratuitamente em troca de um comentário.

  4. Criar um evento de marketing sobre a sua empresa para que se torne uma marca facilmente reconhecível. Uma empresa de marketing profissional pode ajudá-lo a criar uma campanha bem sucedida, mas você também pode fazê-la sozinho. Torne mais fácil para os clientes da concorrência usar seu produto ou serviço através da oferta de amostras grátis ou descontos. Por mais que ofertas de produtos ou serviços gratuitos pareçam ser financeiramente ineficazes, a construção de uma base de clientes leais proporciona publicidade gratuita de referências e afasta a clientela da sua concorrência, contribuindo para as finanças.

  5. Aprenda com a concorrência e continue sempre evoluindo. Estudar os concorrentes pode ajudar a você compreender mais sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Evolua continuamente sua marca para manter seus consumidores e atrair novos, sempre oferecendo algo novo ou melhor.

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Referências

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