Como fazer uma rubrica de avaliação para séries iniciais

Escrito por erin agnello | Traduzido por jesse mourao
Como fazer uma rubrica de avaliação para séries iniciais
Use rubricas para substituir as avaliações sem critérios (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

As rubricas são guias de pontuação utilizadas para avaliar trabalhos de alunos. Normalmente elas são elaboradas na forma de gráficos e fornecem descrições detalhadas de critérios avaliativos. Os professores se baseiam nas rubricas para emitir notas e pontuações. Os alunos podem usá-las para definir metas e melhorar seu desempenho escolar. As rubricas podem ser projetadas para uma variedade de assuntos, utilizando linguagem simples e símbolos que facilitam a compreensão.

Instruções

  1. 1

    Crie uma tabela com cinco colunas. Coloque um título para descrever o tipo de avaliação, como por exemplo "Rubrica de registro".

  2. 2

    Escolha os critérios que utilizará para a avaliação e crie uma coluna para cada um. Os critérios para uma tarefa de escrita podem ser baseados no conteúdo, pontuação e ortografia. Escreva cada critério em uma caixa na coluna esquerda da tabela, começando pelo mais importante.

  3. 3

    Adicione detalhes para descrever ainda mais cada critério. Por exemplo, a pontuação pode levar em conta o uso correto de vírgulas, pontos de interrogação e pontos de exclamação.

  4. 4

    Escreva seu esquema de pontuação na linha superior da tabela, começando pelo mais baixo. Por exemplo, você poderia usar descritores como "pobre", "razoável", "bom" e "excelente". Alguns símbolos como desenhos de cones de sorvete, com uma, duas, três e quatro colheres são facilmente compreendidas pelas crianças das séries iniciais.

  5. 5

    Descreva o significado de "excelente" para cada critério e coloque essas descrições na última coluna. Por exemplo, um excelente uso de pontuação pode ser descrito como "utiliza toda a pontuação corretamente".

  6. 6

    Preencha as três últimas colunas para cada critério. Por exemplo, as descrições restantes relacionadas ao uso da pontuação poderia ser "utiliza maior parte da pontuação corretamente", "usa uma quantidade razoável de pontuação corretamente" e "utiliza poucas pontuações corretamente".

Dicas & Advertências

  • Arquive cópias de cada rubrica para começar a criar um banco de rubricas, proporcionando maiores opções.
  • Entregue as rubricas aos alunos antes da aplicação das tarefas e avaliações, para que eles se preparem.

O que você precisa?

  • Computador ou lápis e papel

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível