Ruídos nas tubulações e canos

Escrito por lee morgan | Traduzido por camila oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ruídos nas tubulações e canos
Se notar barulhos estranhos vindos da sua tubulação, talvez não seja um grande problema (robinet image by razorconcept from Fotolia.com)

As tubulações são parte essencial da construção da sua casa. Os canos trazem água fresca para muitos tipos de usos e também carregam a água utilizada para longe dela, para o esgoto ou sistema séptico. Estão destinados a serem imperceptíveis, mas geralmente as pessoas escutam barulhos estranhos vindos dos canos. Isso é comum, mas não faz com que eles sejam menos irritantes. Às vezes, é possível resolver isso, mas em outras ocasiões, essa talvez seja a natureza da construção.

Outras pessoas estão lendo

Suporte dos canos

Ruídos estridentes vindos da sua tubulação são muito comuns, especialmente em casas onde os canos estão instalados no teto. Como estão localizados na parte superior, são sustentados por suportes que ajudam a mantê-los no lugar. Assim, a água flui pelos canos e eles tendem a mover-se um pouco. Se não há apoio suficiente para segurá-los, eles podem vibrar causando barulhos que são perceptíveis na área interna na casa. Coloque suportes extras para resolver o problema. De acordo com o site "Plumbing Basics", geralmente, ganchos específicos podem ser postos a cada 1 ou 1,5 m, aproximadamente, e serão suficientes para afirmá-los.

Ruídos nas tubulações e canos
Use suportes para resolver o problema (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Fluxo de água

Alguns ruídos vindos dos canos são causados pelo simples fato de que eles estão trabalhando. Quando são instalados em uma área onde estão próximos a uma sala de estar ou expostos, como no teto de um porão, por exemplo, a água que corre através deles irá, naturalmente, fazer barulho. Geralmente é quase um ruído borbulhante ou um sussurro, dependendo se se tratar de um tubo de alimentação ou de drenagem. Não há muito o que possa fazer, a não ser evitar o consumo de água, o que é impossível.

Ruídos nas tubulações e canos
O fluxo de água é comum (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Choque hidráulico

O choque hidráulico, mas conhecido como "martelo de água", é o som forte como o de uma pancada ou estilhaço, que ocorre quando o abastecimento de água é desligado repentinamente. Se fechar a água da sua pia rapidamente e escutar esse tipo de ruído perto da parede, será o choque hidráulico. Isso acontece quando os canos não podem vibrar e a força da água sob as válvulas fechadas ocasiona o barulho do impacto. Isso poderá ser resolvido com a instalação de um pequeno pedaço de cano ao encanamento, que atuará como catalisador de choques.

Ruídos nas tubulações e canos
Válvulas fechadas e com muita pressão de água ocasionam o choque (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Alterações de temperatura

Se o seu encanamento fizer um ruído baixo, como o de um clique ou de um estalo, perceberá que isso geralmente acontece enquanto utiliza a água quente ou imediatamente depois de usá-la. Ele vem da contração e da expansão do material dos canos quando se utiliza a água quente e novamente quando se esfriam depois que a água é desligada ou alterada para uma temperatura mais baixa. Esse é um som normal e não é necessária muita preocupação sobre isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível